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Pagou mais pela botija de gás entregue em casa? ERSE deixa conselhos

29 abr, 2020 - 18:39 • Sandra Afonso

Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, este aumento de preço é injustificado e deve ser denunciado.

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Quem passou a pagar mais pelas botijas de gás entregues em casa deve reclamar e denunciar, aconselha a entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

O regulador fala em "más práticas" e apela à denúncia dos comercializadores que estejam a cobrar mais pela entrega do gás em casa.

Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, este aumento de preço é injustificado.

São indicações avançadas numa nota publicada esta quarta-feira sobre “más práticas dos comercializadores de gás de garrafa relacionadas com serviços de entrega”.

Além de aumentarem o preço sem justificação, a ERSE critica ainda a cobrança da entrega, o que não acontecia antes da actual pandemia.

O alerta surge depois da ANAREC, que representa os revendedores, ter avisado que a entrega do gás ao domicílio podia estar em risco, perante a decisão do governo de limitar o preço de venda ao público. Segundo a Associação, a medida não considera os custos das empresas.

Em causa está a decisão do executivo, que fixou de forma administrativa os preços do gás de botija, para acompanharem a descida nos mercados internacionais. Em abril, o preço máximo de venda das garrafas mais usadas pelas famílias, ficou entre os 22 e os 22,24 euros.

Como agir quando há aumento de preço injustificado?

Se começou a pagar pela entrega das botijas, o que não acontecia nem está contratualizado, reclame e denuncie.

Segundo a ERSE, "caso tenha um contrato com o seu fornecedor e não estiver previsto esse pagamento do serviço de entrega de garrafas ao domicílio, reclame.

Se houver especulação no preço dos serviços de entrega denuncie à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) atravé do site oficial.

O único preço que está fixado administrativamente é o do gás, o serviço de entrega é livre. Se não tem nenhum contrato e agora o fornecedor aumentou ou passou a cobrar pela entrega, o regulador aconselha que, "podendo, vá buscar a garrafa diretamente à sua loja habitual ou peça a alguém de confiança que o faça por si”.

Se a loja mais próxima, onde habitualmente compra a botija de gás, está encerrada, pode em alternativa passar a comprar na bomba de gasolina mais perto ou no hipermercado próximo de casa.

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