Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Edição original de "Cantares de José Afonso" disponível online pela primeira vez

21 abr, 2020 - 16:58 • Lusa

Disco inclui a canção "Oh Vila de Olhão" composta nos começos da década de 1960, em plena ditadura.

A+ / A-

O disco "Cantares de José Afonso", de 1964, que inclui a canção "Oh Vila de Olhão", está disponível desde esta terça-feira nas plataformas digitais, anunciou a discográfica Valentim de Carvalho.

"Oh Vila de Olhão" foi composta nos começos da década de 1960, em plena ditadura, quando Zeca Afonso (1929-1987) era professor do ensino secundário em Faro, e proibida pela Censura.

Só depois do 25 de Abril de 1974 voltou a ser editada a canção da "madrinha do povo", que alertava o pescador para o "ladrão que não paga", para o dono do peixe que levava até ao cais de Olhão.

Neste disco, José Afonso é acompanhado por Rui Pato, em viola.

O EP inclui ainda as canções "Coro dos Caídos", "Maria" e "Canção do Mar", todas com letra e música de José Afonso.

A Valentim de Carvalho, em comunicado, refere-se a José Afonso como "um dos mais importantes nomes da cultura nacional", "fundamental na inspiração e empoderamento de um país em luta contra o fascismo, pela liberdade, equidade, fraternidade".

A editora lembra igualmente que José Afonso foi responsável por ter revolucionado "a canção de Coimbra, o canto de intervenção e a música popular".

José Afonso "experimentou e lançou pistas para a descoberta de ligações entre África e a Beira Baixa", e o seu "legado iluminou os seus pares, em gerações consecutivas, até hoje", conclui a editora

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+