Tempo
|
A+ / A-

​"Recordar e celebrar o Dia da Mãe faz-nos bem a todos"

28 abr, 2020 - 17:47 • Ana Lisboa

A data é assinalada no próximo domingo, 3 de Maio, e a Comissão Episcopal do Laicado e Família escreveu uma mensagem em que sublinha que as "mães são verdadeiras beneméritas da sociedade".

A+ / A-

A Comissão Episcopal do Laicado e Família afirma, na sua mensagem para o Dia da Mãe, que se assinala no domingo, que celebrar este dia é "apoiar todas as mulheres" que escolhem ser Mães, "apoiar e proteger, em todas as circunstâncias e casos, o dom da maternidade e proclamar com o nosso compromisso que as Mães são verdadeiras beneméritas da sociedade, pois sabem transmitir em todos os momentos, mesmo nos piores, a ternura, a beleza do perdão e a força da coragem".

Na nota, a Comissão reconhece "com gratidão a beleza do Amor de Mãe que, permanentemente, sabe ser Mãe, dedicando a sua vida ao acolhimento amoroso dos seus filhos, à sua educação integral, ao acompanhamento ao longo das diversas etapas da vida, por toda a vida e com todas as capacidades da sua vida".

O texto eecorda ainda as Mães que são maltratadas, "vítimas de violência doméstica", as que "enfrentam tempestades", "superam tormentos e constroem a partir das cinzas, com a sua persistência, a bonança nas vidas dos seus filhos e da sua família".

"Que na nossa cidadania, saibamos assumir a exigência de mudanças de mentalidade e comportamentos face ao martírio de muitas Mães não apoiadas, nem compreendidas", apela o texto.

A mensagem aproveita para lembrar palavras do Papa Francisco proferidas há dois anos por esta ocasião, em que disse "a Mãe, embora seja muito exaltada sob o ponto de vista simbólico, é pouco escutada e pouco apoiada no dia-a-dia. Pouco considerada no seu papel central na sociedade".

Neste tempo de isolamento social, marcado pela pandemia da Covid-19, a Comissão Episcopal pede que "aprendamos com as Mães o valor da vida que delas recebemos e percebamos como é bela a cultura da defesa da vida".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+