Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França vai começar a reabrir, com estado de emergência a vigorar até 23 de julho

28 abr, 2020 - 16:10 • Dina Soares

Medidas de confinamento em França permitiram já salvar 62 mil vidas, afirma o primeiro-ministro.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, vai apresentar ao Parlamento uma proposta para estender o estado de emergência até ao dia 23 de julho.

O plano do governo prevê a manutenção das restrições à liberdade de movimentos, negócios e reuniões, com medidas mais rígidas nas regiões mais afetadas.

Edouard Philippe vai propor que, a partir de 11 de maio, se inicie uma reabertura gradual das creches e jardins de infância e das escolas do primeiro ciclo do Ensino Básico.

Para a semana seguinte, está previsto o início da reabertura das escolas do segundo e terceiro ciclos. As aulas do Ensino Secundário teriam início no final do mês.

Relativamente ao comércio, está prevista a reabertura de lojas e mercados, mas não de bares e restaurantes.

Os retalhistas serão obrigados a exigir o uso de máscaras por parte dos clientes dentro dos estabelecimentos. As máscaras serão também obrigatórias nos transportes públicos e nas escolas, exceto nas creches e jardins de infância.

O primeiro-ministro afirmou que as medidas de confinamento em França permitiram já salvar 62 mil vidas.

Edouard Philippe garantiu que o rigor se vai manter caso o número de novas infeções não desça abaixo das três mil por dia até 11 de maio.

Em França, o novo coronavírus já matou provocou mais de 23 mil mortos e infetou perto de 166 mil pessoas. O plano do governo será agora debatido e votado pela Assembleia Nacional Francesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+