Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Ligas têm de apresentar planos de retoma à UEFA até 25 de maio

28 abr, 2020 - 11:20 • Redação com Reuters

As federações ou ligas que terminarem os campeonatos prematuramente devem enviar, também até 25 de maio, a lista de clubes que vão participar nas competições europeias na próxima temporada. Em anexo, devem apresentar justificação para não terem retomado os campeonatos.

A+ / A-

A UEFA define 25 de maio como data limite para as ligas e federações nacionais apresentaram os planos de retoma das suas competições. Numa carta às 55 federações que compõem a UEFA, o presidente Aleksander Ceferin notificou, ainda, que todas as ligas que não retomarem os campeonatos devem enviar a lista de clubes que participarão nas competições europeias, na próxima temporada, bem como justificação para a decisão de terminar prematuramente a época atual.

"Federações e/ou ligas devem comunicar à UEFA, até 25 de maio, os seus planos para o recomeço das competições nacionais, incluindo nesse documento a data de recomeço e o formato da competição. Nos casos em que as competições forem prematuramente terminadas, por razões legítimas, a UEFA exige às federações que expliquem, até 25 de maio, as circunstâncias especiais que justifiquem a decisão. Essas federações devem selecionar os clubes que vão participar nas competições da UEFA em 2020/21, com base no mérito desportivo em 2019/20 nas competições nacionais", escreveu Ceferin.

O futebol está suspenso em quase todo o mundo, devido à pandemia de Covid-19. A UEFA adiou o Euro 2020 por um ano, mas pretende terminar a Liga dos Campeões e a Liga Europa. O organismo tem apelado às federações que tentem completar as temporadas e, para isso, não colocou uma data limite para fim da época.

Em Portugal, as competições profissionais foram interrompidas após a 24.ª jornada. Com dez rondas por disputar, o FC Porto é líder, com um ponto de vantagem sobre o Benfica. O plano da Liga Portugal passa por retomar os campeonatos no início de junho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+