Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Da Holanda, um sinal

27 abr, 2020 • Opinião de Ribeiro Cristovão


A temporada terminou sem que seja proclamado o vencedor do campeonato nem alteradas as classificações que se registavam a nove jornadas do seu termo.

Quando a dúvida atravessa ainda uma grande parte dos países da Europa, a Holanda acaba de tomar uma decisão radical, ficando apenas por se saber se, neste continente, virá a ter ou não outros seguidores.

Para os responsáveis federativos dos Países Baixos a temporada terminou sem que seja proclamado o vencedor do campeonato nem alteradas as classificações que se registavam a nove jornadas do seu termo. Pura e simplesmente, a temporada não existiu e por isso não fará parte da história.
Como principal justificação para esta tomada de posição foi apresentado o facto de não ser possível concluir a prova nas mesmas condições em que havia decorrido até à data da sua interrupção, uma realidade à qual não pode ser feita qualquer contestação.
Em Portugal pensa-se de forma contrária, como de resto tem sido propalado com insistência. Há apenas dúvidas quanto a datas precisas e modelos que permitam chegar ao fim da temporada sem atentar contra a verdade desportiva. E estes são aspetos que ainda continuam a merecer reflexão, embora haja uma parte substancial que não hesita em qualificar como necessário o cumprimento do calendário até ao fim.
Claro que no meio de tudo isto há uma forte razão, não desportiva mas sim financeira, que acabará por influenciar todas as decisões a tomar.
Os clubes estão em estado de falência técnica, agravada com a paragem que decorre, e há que procurar uma saída para evitar o descalabro total.
No entanto, pelo meio, será inevitável também a análise de outros fatores, sobretudo de ordem sanitária, que poderão vir a constituir-se como elemento importante, quiçá decisivo.
A evolução da pandemia que nos atormenta a todos é ainda uma incógnita.
E, por isso, há que dar algum tempo até se chegar a conclusões que satisfaçam todas as partes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    28 abr, 2020 Funchal 13:14
    Que me desculpe o Sr. Ribeiro Cristovão, que muito aprecio, mas dos Paises Baixos não vem nada de jeito, a nivel social. Se eles pudessem, só haveria a UE do norte. Obrigado