Tempo
|
A+ / A-

DGS

Graça Freitas apela à vacinação após queda de 13% em março

26 abr, 2020 - 14:09 • Redação

Diretora-Geral da Saúde recorda a importância da vacinação nas criaçãs no primeiro ano de vida e diz que não há data prevista para que o país entre em fase de recuperação.

A+ / A-

Veja também:


Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, revela que a vacinação desceu 13% em março e apela para que a população não deixe de se vacinar contra as doenças, para se evitem outros surtos para lá da Covid-19.

"Segundo a plataforma eletrónica a que temos acesso, em março verificamos uma queda de 13%, que já está a ser recuperada em abril. É sempre importante vacinar", diz.

A líder da DGS recorda que o mundo todo procura uma vacina para a Covid-19 porque ela evitará a doença. No entanto, a não vacinação contra outras doenças pode ser também igualmente perigosa.

"A humanidade quer tanto uma vacina para a Covid-19 porque simula a doença sem que se tenha a doença. Temos de pensar que já temos muitas vacinas, seguras e eficazes, e um programa nacional de vacinação para toda a gente", diz.

A vacinação no primeiro ano de vida das crianças é uma das particulares preocupações de Graça Freitas, idade em que os bebés podem ter pouca imunidade contra diversas doenças.

"Nunca descontinuamos a atividade vacinal, sempre acessível. Apelamos para que se vacinem e as suas crianças, a vacinação é muito importante nesses primeiros 12 meses de vida. Há áreas covid e não-covid nos centros de saúde", recorda.

Fase de recuperação sem data prevista

Graça Freitas não consegue precisar quanto tempo demorará até Portugal entrar em fase de recuperação, depois de cerca de um mês em fase de mitigação. A Diretora-Geral da Saúde diz que o país continua a registar muitos casos diários para se considerar esse cenário.

"A fase de recuperação será quando chegarmos a uma fase mais confortável, com números mais baixos do que temos atualmente. Continuamos a ter bastantes casos todos os dias. Não sabemos quanto tempo vai demorar, pode até durar até termos vacina ou medicamento", diz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+