Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Aulas presenciais a partir de 18 de maio e creches reabertas a 1 de junho? Governo não confirma

26 abr, 2020 - 21:22 • Pedro Mesquita , André Rodrigues com redação

Confrontado com os prazos avançados pelo "Público", gabinete de António Costa diz à Renascença que datas e calendarização serão anunciadas "no dia 30 de abril, depois de ouvirmos epidemiologistas, parceiros sociais e partidos".

A+ / A-

Veja também:


O regresso às aulas presenciais pelos alunos do 11.º e 12.º anos de escolaridade deverá acontecer a 18 de maio, antecipando-se que as creches reabram a 1 de junho. A informação foi avançada este domingo pelo jornal "Público", mas nem o Ministério da Educação nem o Governo confirmam.

Ainda de acordo com informações apuradas pelo mesmo jornal, o pequeno comércio de bairro será retomado já a 4 de maio, após expirar o atual decreto do estado de emergência.

Contactado pela Renascença, o Ministério da Educação sublinha apenas que o anúncio dos prazos para o desconfinamento progressivo está marcado para o próximo dia 30 de abril, quinta-feira.

Também à Renascença, fonte do Governo repete a mesma ideia. "As datas e calendarização serão anunciadas no dia 30 de abril. Tudo o resto é prematuro falar." O gabinete do primeiro-ministro comunicou entretanto: "Anunciaremos [as datas e calendarização] no dia 30 de abril, depois de ouvirmos epidemiologistas, parceiros sociais e partidos".

Diretores "surpresos"

Em entrevista à Renascença após as notícias avançadas, Filinto Lima, presidente da Associação de Directores de Escolas Públicas diz-se "surpreendido" e garante que ainda não recebeu qualquer orientação, por parte do Ministério da Educação, para iniciar a "reorganização necessária" nas escolas.

"A confirmar-se este anúncio, é evidente que o Ministério da Educação tem de se preocupar em dotar as escolas das condições necessárias para que essa abertura seja harmoniosa e que tenha sempre como critério a saúde."

Neste momento, adianta Filinto Lima, os diretores de escolas "ainda não foram contactados pelo Ministério da Educação" nem receberam "qualquer orientação para a reorganização que temos de fazer nas escolas".

"Estamos na expectativa de confirmar essa notícia", destaca. "Estamos a cerca de três semanas [dos prazos avançados], portanto penso que ainda há tempo", destaca o responsável. Em concreto, a Associação de Diretores de Escolas Públicas quer saber "que trabalho já foi feito pelo Ministério da Educação, nomeadamente ao nível da aquisição de material de higienização".

"O que é certo é que nós, até este momento, não temos nenhuma orientação por parte da tutela para nos podermos reorganizar", diz Filinto Lima. E também os pais não sabem de nada.

Pais dizem que é "preferível" apontar tudo para meados de maio

À Renascença, Jorge Ascensão, da Confederação Nacional de Associações de Pais (Confap), diz que os encarregados de educação ainda não tiveram conhecimento de nenhuma data oficial.

"Neste momento julgo que nenhuma data nos tranquiliza. Agora, sabemos que as medidas do 11.º e 12.º anos [os únicos que voltarão a ter aulas presenciais neste ano letivo] diminui muito a população nas escolas; sabemos também que nesta semana que vem começará a higienização das escolas; portanto veremos agora ao longo das semanas se, efetivamente, conseguimos aumentar o nível de confiança para que se possa ir voltando gradualmente."

Os encarregados de educação estão alinhados com as datas avançadas este domingo, ainda que não confirmadas pelo Governo, menos no que toca a creches, com Jorge Ascensão a sublinhar que seria "preferível" a reabertura acontecer, "em vez de no início do mês, mais para o meio do mês" de maio, "por uma questão de dar tempo ainda de perceber o alívio das medidas e de aumentar a confiança das famílias sobre a segurança dos seus filhos".

Portugal está em estado de emergência para combater a Covid-19 desde o dia 18 de março; o estado de emergência já foi renovado por três períodos, sendo que o atual termina a 2 de maio.

Os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), anunciados este domingo de manhã, apontam que Portugal já regista 903 mortos associados à Covid-19 e 23.864 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus.

Creches preferem junho

Do lado das creches, a Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) considera prematuro avançar, nesta fase, com uma data definitiva para a reabertura das creches.

Contudo, em declarações à Renascença, Luís Ribeiro considera positivo que essa situação, a verificar-se, ocorra só depois do mês de maio.

“Não faz sentido estarmos a dizer que daqui a um mês há condições ou não há condições para que as creches abram. Isto tem de ser visto próximo da data. A APEI a posição que tomou e enviou à secretaria de Estado da Ação Social foi, não dizendo que estava contra a abertura em maio, elencar um conjunto de preocupações. A esta longa distância achamos que só abrir em junho é uma intenção muito positiva porque dá espaço para analisarmos a situação”, disse.

No pior dos cenários, caso a situação sanitária só permita reabrir no próximo ano letivo, Luís Ribeiro antecipa um quadro de desemprego para milhares de educadores de infância.

“Muitas instituições privadas se estiverem mais dois meses ou três [sem aulas] é uma situação que, do ponto de vista financeiro, põe as instituições na ruína. Aí já não estamos a falar de respostas às carências, estamos a falar de profissionais que vão para o desemprego. Terá de ser sempre feito este balanço entre aquilo que são as condições de saúde, mas também as económicas”, acrescentou.

[atualizado às 23h30]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Kelly
    27 abr, 2020 Lisboa 17:05
    Isto não faz sentido nenhum, ou seja os alunos do ensino Básico ficam em casa e os restantes alunos do Secundário dos 11ª 12º e de do ensino Superior, são expostos a este tipo de situação. Pois o Covid 19 é muito mais perigoso para pessoas com uma idade mais avançada, jovens entre os seus 18 19 20 anos e para cima, estão muito mais em risco do que as crianças, e não esquecendo que a faixa de idade dos pais destes jovens é muito mais avançada do que a idade dos pais das crianças pois tem muito menos idade. Se uns não têm aulas os outros também não podem ter!! Que injustiça, é uma verdadeira Descriminação, a Sério ESTÃO DE PARABÉNS BOM TRABALHO! . Por favor quem concorda com minha opinião que estas medidas se deverião aplicar a todos os níveis de ensino, por favor peco a todos os pais destes alunos a todos os alunos que se encontram nestes níveis de ensino que se manifestem pensem na saúde dos vossos filhos e na saúde vocês pais que para alem dos vossos filhos poderem ser contagiados também vocês o serão, em relação a esta situação, em que estes alunos são postos de parte e que estão a ser descriminados, A IGUALDADE É PARA TODOS, NÃO É SÓ PARA ALGUNS!
  • Filipe
    26 abr, 2020 évora 23:04
    Se tem noção que os infetados vão disparar , então porque estão a lançar as pessoas a fim de disputarem a vida e morte ? Não chega já de exemplo os outros países e estudos ainda muito escassos mas que identificam este vírus como pior do primitivo em 1918 ? Portugal não entrou na WWII , mas quase toda a Europa ficou parada e arrasada durante 6 anos , levantaram-se e a economia tornou-se mais forte do que Portugal , o qual permaneceu pobre como sempre . Mas parece que prevalece discutir-se Economia vs Vida e Morte . Espero que este Governo não venha depois a ser processado criminalmente no Tribunal Penal Internacional por crimes de propagação consciente de doença contagiosa contra humanos indefesos , enganados por números por vezes fictícios faz de conta . Enquanto os números de infetados não descerem para poucas centenas e os casos novos para poucas dezenas , abrir em Maio e Junho , é igual a lançar brasa na fogueira ou melhor dito : lançar humanos nos crematórios .

Destaques V+