Tempo
|
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

BE no 25 de Abril:“ É o nosso SNS que nos salva e protege”

25 abr, 2020 - 11:26 • Redação

Bloco de Esquerda defende mais investimento no serviço nacional de saúde e ataca privados e a Europa.

A+ / A-

Veja também:


“Abril é que combate a epidemia, não é a epidemia que combate Abril”, defendeu Moisés Ferreira, o deputado escolhido pelo Bloco de Esquerda para discursar na cerimónia dos 46 anos do 25 de Abril e que dedicou o seu discurso sobretudo à defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Aprendemos que em situações de emergência de saúde pública é o nosso SNS – público, universal, geral e gratuito – que nos salva e protege. Não são os privados que fazem da saúde uma mercadoria, os que fecharam portas ou que viam na epidemia mais uma oportunidade de negócio”, afirmou o deputado do Bloco, partido que tem defendido a requisição civil dos hospitais privados para o combate à epidemia de Covid-19.

Veja aqui a cerimónia de comemoração do 25 de abril na íntegra

“Se tivéssemos hoje menos SNS como sempre propuseram, estaríamos desgraçados. Se tivesse sido tudo entregue ao mercado, como tanto queriam, a população não teria resposta na área da saúde”, continuou Moisés Ferreira, que defendeu mais investimento na saúde e maior valorização dos seus profissionais.

“Quem ainda não soubesse, ficou a saber que todos os profissionais de saúde são imprescindíveis. Todos: técnicos auxiliares de saúde, assistentes técnicos, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, farmacêuticos, técnicos superiores de saúde, enfermeiros, médicos… Todos… Nunca mais podem ser tidos como gorduras do Estado e nunca mais devem ser forçados a emigrar. Não são precarizáveis nem descartáveis”, afirmou Moisés Ferreira, que também fez uma recusa terminante da austeridade.

“Aos que começam a espreitar a oportunidade de desenterrar a velha cartilha da austeridade o país responderá com estas lições”, disse, acrescentando: “Precisamos é de um SNS com mais investimento para continuar no combate à Covid, recuperar a atividade suspensa e, ao mesmo tempo, reforçar a sua resposta em áreas como a saúde mental ou os meios complementares de diagnóstico. Não voltaremos atrás, ao tempo em que se tirou mais de 1.000 milhões de euros ao SNS e em que a direita que “queria ir além da troika” advogava a sua entrega aos grupos económicos”.

Na parte final do discurso, Moisés Ferreira alargou as preocupações para lá do SNS e, citando José Mário Branco, pediu “inquietação” com todas desigualdades e injustiças.

“Convoquemos a “inquietação” de que nos falava Zé Mário Branco. Inquietação quando há trabalhadores que ficaram com os salários ameaçados para não colocar em risco os dividendos. Inquietação quando é precário o emprego e desaparece apesar dos apoios do Estado para não despedir. Inquietação perante uma Europa que se entendeu rapidamente no passado para salvar bancos, mas agora a única mão que consegue estender é a que empurra os países para o fundo do endividamento”, afirmou o deputado.


Críticas, esperança, evocações e silêncio. O essencial da cerimónia inédita do 25 de abril
Críticas, esperança, evocações e silêncio. O essencial da cerimónia inédita do 25 de abril
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+