Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

25 de Abril celebra-se à janela e de ouvido na rádio

25 abr, 2020 - 08:44 • Redação

Este sábado celebram-se 46 anos da revolução dos cravos. Às 15h a Renascença passa "Grândola Vila Morena", para o acompanhar à janela nestes tempos de pandemia.

A+ / A-

Veja também:


Passam 20 minutos das 00h de 25 de abril de 1974 e Carlos Albino prepara-se para emitir a senha do início das operações militares que iriam derrubar o regime ditatorial, no programa Limite, na Rádio Renascença.

"Grândola Vila Morena" de Zeca Afonso é a canção que ecoa, depois de às 22h55 os emissores associados de Lisboa terem passado uma primeira senha, "E Depois do Adeus", de Paulo de Carvalho, o sinal para a saída das tropas.

Este sábado, 46 anos depois do início da Revolução dos Cravos pela telefonia, a Renascença convida-o a juntar-se a todos os portugueses à janela e sem esquecer a rádio: às 15h voltamos a tocar "Grândola Vila Morena", a canção que o país está convidado a entoar a partir de casa, a essa mesma hora, neste tempo de pandemia e de distanciamento social.

Naquele que é o primeiro 25 de Abril em estado de emergência, os festejos deste sábado vão ser muito mais contidos do que o habitual, fruto da situação de pandemia que o país atravessa.

As cerimónias terão lugar apenas no Parlamento, sendo que entre deputados e convidados – incluindo o Cardeal Patriarca de Lisboa – o número total de pessoas não deve chegar à meia centena.

Ainda assim a decisão de assinalar a data tem sido polémica. Começou por se falar em 300 convidados presentes, depois passou para cerca de 150 e finalmente para bastante menos.

João Soares não poupou Ferro Rodrigues, dizendo que o presidente da Assembleia da República lidou com o assunto de forma desastrosa. Da direita, e de alguns comentadores, surgiram críticas ao facto de se celebrar a data sequer, numa altura em que ao resto do povo estava a ser pedido que não acompanhem os seus mortos nos enterros, não celebrem as suas datas religiosas nem estejam com as suas famílias.

Entre os que defenderam a celebração com distanciamento conta-se Manuel Alegre. Face às críticas, o histórico socialista redigiu uma petição em defesa da celebração, até que António Costa veio dizer que está tudo a ficar demasiado nervoso por causa do confinamento.

Ramalho Eanes disse que discorda do evento, mas vai. Já Cavaco Silva rejeitou o convite e o filósofo José Gil diz que tudo isto cheira a aproveitamento político, que até se podia não celebrar a data, como já aconteceu antes, e não seria problema nenhum.

Polémicas à parte, a celebração vai mesmo realizar-se. Pode acompanhar tudo na Renascença. E até lá (e depois disso, por que não?) deixamos-lhe a emissão especial emitida pela Renascença a partir do Palácio de São Bento nos 45 anos do 25 de Abril, há um ano. Porque nunca é demais recordar.


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+