Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Itália arranca com testes serológicos a 4 de maio

25 abr, 2020 - 16:52 • Redação com Lusa

Análises serão realizadas numa amostra de 150.000 pessoas em todo o território italiano.

A+ / A-

Veja também:


Itália vai utilizar testes serológicos, que servem para detetar se uma pessoa desenvolveu anticorpos à Covid-19, a partir de 4 de maio, quando o país iniciar a reabertura após quase dois meses de confinamento.

O comissário extraordinário designado para a emergência, Domenico Arcuri, disse este sábado que estas provas se realizarão numa amostra de 150.000 pessoas em todo o território italiano.

Indicou também que está concluído o concurso para escolher a empresa que disponibilizará os testes de forma gratuita e precisou que se apresentaram mais de 70 empresas.

A escolhida, da qual não forneceu detalhes, “oferece atualmente a melhor solução no mercado”, garantiu.

Como explicado à Renascença pela investigadora Maria Manuel Mota, os testes serológicos permitem "saber quem tem anticorpos, para saber se esses anticorpos lhes dão imunidade" à Covid-19.

O governo ultima um plano para iniciar o desconfinamento gradual a partir de 4 de maio e o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, já adiantou que será necessário que os cidadãos que saírem à rua levem máscaras para evitar contágios.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou cerca de 197 mil mortos e infetou mais de 2,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 766 mil doentes foram considerados curados.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (51.949) e mais casos de infeção confirmados (mais de 900 mil).

Segue-se Itália (25.969 mortos, em quase 193 mil casos), Espanha (22.902 mortos, mais de 223 mil casos), França (22.245 mortos, mais de 159 mil casos) e Reino Unido (19.506 mortos, mais de 143 mil casos).


Dados da Covid-19 na Europa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+