Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

​Reabrir creches? Associação diz que não é solução para as famílias e põe idosos em risco

24 abr, 2020 - 08:30 • Cristina Nascimento

Associação de Profissionais da Educação de Infância considera que as famílias precisam de ter soluções para os filhos pelo menos até aos 10 anos e que o setor não está preparado para uma reabertura sem problemas, dada a disparidade de condições na rede de creches em Portugal.

A+ / A-

Veja também:


A Associação de Profissionais de Educação de Infância está preocupada com a possível reabertura das creches em maio. O presidente da associação, Luis Ribeiro, considera que o regresso ao funcionamento das creches “não resolve o problema” das famílias, no que toca a um eventual regresso presencial aos seus locais de trabalho.

“Muitos dos pais que têm crianças em creche também têm crianças no pré-escolar ou no primeiro ciclo que não podem ficar sozinhas em casa”, argumenta Luis Ribeiro. O presidente da associação garante que não estão "contra a reabertura das creches", mas encontramos "muitas circunstâncias em que o Governo deveria pensar muito para além das creches".

Nestas declarações à Renascença, Luis Ribeiro acusa ainda o primeiro-ministro de não conhecer a realidade das creches.

“É óbvio que [António Costa] não conhece aquilo que são as dinâmicas das creches. As crianças em creche movimentam-se imenso e estão próximas umas das outras", pelo que na eventualidade de uma criança ser portadora do vírus, “a possibilidade de contágio aos adultos é enormíssima”.

Luis Ribeiro mostra-se particularmente preocupado com os mais idosos, dado que muitas creches funcionam nas mesmas instalações de centros de dia e para a terceira idade.

“A rede solidária, as IPSS, têm muitas vezes na sua constituição centros de dia e as crianças muitas vezes partilham os mesmos espaços com os idosos”, diz Luis Ribeiro que receia pela saúde dos mais velhos.

O presidente da associação alerta ainda para a enorme disparidade de condições na rede de creches, o que pode dificultar a reabertura de muitos destes estabelecimentos.

“Muitas funcionam em espaços confinados, com corredores estreitos, salas muito pequenas e com muita gente a circular muito próximo umas das outras”, explica.

Numa tentativa de garantir melhores condições de funcionamento das creches, a associação sugere que os educadores de infância do pré-escolar sejam mobilizados para as creches. A ideia é “diminuir o rácio criança/adulto e eventualmente poder-se acautelar algumas situações de maior afastamento”.

Recomendações enviadas ao Governo

A Associação dos Profissionais de Educação de Infância já enviou para a secretária de Estado da Ação Social um parecer com estes pontos de vista.

Nesse documento, a que a Renascença teve acesso, a associação recorda que ainda faltam duas semanas para uma eventual reabertura das creches e que os cenários “são ainda imprevisíveis, pois depende da forma como a pandemia for evoluindo em Portugal até essa data”.

Além desta posição conjunta, também individualmente alguns profissionais do setor têm vindo a tornar públicas as suas preocupações. É o caso de uma educadora com 33 anos de carreira que escreveu uma carta aberta, mostrando-se apreensiva com a possível reabertura das creches.

Nesta carta aberta, a educadora Maria de Fátima Aresta questiona quais “as razões de escolha para que sejam as creches as primeiras a abrir, no período de retorno à vida ativa, depois do tempo de recolhimento a que todos fomos sujeitos”.

Fátima Aresta remata o documento garantido que “é uma carta escrita na primeira pessoa”, mas que está certa de encontrar “uma infinidade de vozes consonantes” no setor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    24 abr, 2020 évora 12:26
    A pandemia começou apenas com uma pessoa na China , em Portugal tem milhares de infetados por todos o país espalhados em casa e hospitais e continuam a aparecer centenas ... fora os que não se sabem ainda ou não contabilizados . No Japão existia uma ilha que voltou atrás ... a Singapura igual ... e o que se vai ver em Portugal é um extermínio só comparavel aos campos de concentração nazis . Era preciso que estivéssemos no ponto de aparecer diariamente 10 ou 20 casos novos e os que existem estarem praticamente recuperados , para obrigarem as pessoas à eutanásia que se vai seguir , o vírus anda aí ... e os políticos e economistas tornaram-se hoje todos uns fascistas . Espero que desapareçam desses uns quantos comidos pelo vírus , pois matar inocentes foi obra de 1939-1945 .

Destaques V+