Tempo
|
A+ / A-

Notícia Renascença

Covid-19. Ensaios com plasma de doentes curados deverão arrancar no final de maio em Portugal

23 abr, 2020 - 20:36 • Dina Soares

As linhas mestras do ensaio clínico estão a ser acertadas. Durante o mês de maio deverá ficar tudo pronto para que, antes de o mês acabar, os primeiros doentes com Covid-19 possam participar na terapêutica experimental.

A+ / A-

Veja também:


Os ensaios clínicos com plasma convalescente - plasma proveniente de pessoas que foram infetadas pelo novo coronavírus e se curaram – deverão começar no final de maio. A informação foi avançada esta quinta-feira à Renascença pela presidente do conselho diretivo do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST.

Segundo Maria Antónia Escoval, durante o mês de maio todos os procedimentos necessários à realização destes testes deverão ficar concluídos.

Tratando-se de um novo procedimento, revela ainda, foi necessário elaborar uma orientação de colheita de plasma, onde são fornecidas as linhas de orientação para a seleção de dadores, colheita, processamento, rotulagem, armazenamento, transporte e distribuição aos serviços de imuno-hemoterapia dos hospitais.

No que se refere aos procedimentos de colheita, uma vez que esta não é uma colheita de sangue total, mas apenas de plasma, foi avaliada a capacidade instalada, nomeadamente de equipamentos, e só será feita nos três centros do IPST, em Lisboa, Porto e Coimbra, e em alguns hospitais.

Um grupo de trabalho constituído pela Direção Geral da Saúde (DGS), Instituto Ricardo Jorge, Infarmed e o IPST vai definir os critérios mínimos para a realização dos ensaios clínicos, onde vão decorrer e durante quanto tempo. Só depois de tudo estar decidido é que estes poderão ter início.

Ensaios serão feitos em doentes em condição moderada a grave

Vai ser pedido a todos os doentes convalescentes que contactem o Instituto para se poder avaliar se preenchem os critérios de elegibilidade que lhes permitam vir a ser dadores. A colheita poderá começar ainda durante o próximo mês.

Quanto aos doentes que serão objeto dos ensaios clínicos, Maria Antónia Escoval recorda, em entrevista à Renascença, que terão de cumprir os critérios mínimos definidos e deverão, à partida, ser doentes em condição moderada a grave.

“A terapêutica com plasma convalescente Covid-19 deve ser considerada de âmbito experimental, realizada unicamente em hospitais de referência, no âmbito de ensaios clínicos com o objetivo de demonstrar a sua eficácia e segurança”, adverte a presidente do conselho diretivo do Instituto Português do Sangue e Transplantação.

No entanto, e apesar de todas as cautelas, Maria Antónia Escoval não esconde algum otimismo relativamente a esta solução, que já começou a ser testada em cinco países: China, Estados Unidos, Itália, Espanha e França, “com resultados muito animadores”, afirma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    23 abr, 2020 évora 21:27
    Mais de 80% vão morrer pela rejeição desse plasma incompatível com o sistema imunitário dessa pessoa . Aqui vão morrer muitos da tentativa da cura .

Destaques V+