Tempo
|
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

OMS lança coligação para garantir vacinas e tratamentos acessíveis a todo o mundo

24 abr, 2020 - 20:14 • Lusa

“A experiência do passado mostrou-nos que mesmo quando ferramentas destas estão disponíveis, não ficaram ao dispor de todos. Não podemos permitir que isto aconteça.”

A+ / A-

Veja também:


A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou esta sexta-feira uma coligação de países, organizações e empresas empenhadas em assegurar vacinas, testes de diagnóstico para a Covid-19 acessíveis rapidamente e em todo o mundo.

“A experiência do passado mostrou-nos que mesmo quando ferramentas destas estão disponíveis, não ficaram ao dispor de todos. Não podemos permitir que isto aconteça”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, na apresentação do chamado “Acelerador ACT”.

França, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Itália, União Africana, a fundação Gates, a Comissão Europeia e a União Africana são alguns dos parceiros desta iniciativa, que terá no dia 04 de maio a primeira reunião de angariação de fundos.

"Esta é uma colaboração histórica para acelerar o desenvolvimento, produção e distribuição equitativa de vacinas, testes de diagnóstico e terapias para a Covid-19”, frisou Ghebreyesus.

O presidente francês, Emmanuel Macron, considerou que a conjugação de vontades, que inclui os setores público e privado, é também “um tributo” a todos os investigadores que trabalham já em busca de uma vacina e uma cura e dos profissionais de saúde.

Macron afirmou acreditar que “não haverá divisões” entre países para tornar as vacinas acessíveis e que mesmo países como os Estados Unidos e a China se empenharão.

A chanceler alemã, Angela Merkel, manifestou o apoio do seu país a “todas as iniciativas políticas” que ajudem a juntar esforços para desenvolver vacinas e reunir todo o dinheiro necessário, frisando que é preciso “aumentar a capacidade de produção” para distribuir vacinas, testes e terapias por todo o mundo.

O chefe do governo de um dos países mais afetados pela Covid-19, o espanhol Pedro Sanchez, afirmou o empenho do seu país em “evitar que aconteça em qualquer lado algo semelhante ao que aconteceu em Espanha”.

No documento de lançamento da iniciativa, frisa-se que “enquanto houver alguém em risco por causa do vírus, o mundo inteiro está em risco” e que “toda e qualquer pessoa no planeta precisa de ser protegida desta doença”.

Tedros Ghebreyesus afirmou que desde janeiro passado que a OMS está a trabalhar com “milhares de investigadores em todo o mundo para acelerar e acompanhar o desenvolvimento de vacinas”, bem como testes de diagnóstico que já estão a ser usados globalmente.

Os países e organizações aderentes – da Europa, Ásia, África e América Latina – comprometem-se a criar “um nível de parceria sem precedentes” e a falar com “uma voz forte e unificada”.

“Não se trata de ter autoridade individual para tomar decisões mas de resolver problemas em conjunto” para todos poderem beneficiar do conhecimento, refere-se ainda no documento divulgado hoje em Genebra pela agência das Nações Unidas para a saúde.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 720 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 854 pessoas das 22.797 confirmadas como infetadas, e há 1.228 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mew2
    24 abr, 2020 21:45
    Vacinas e testes para diagnóstico serão bem-vindos. A OMS só terá que dar opiniões fundamentadas (é o seu trabalho) acerca de doença/saúde públicas. E abster-se de acções políticas.

Destaques V+