Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Problemas no SINAVE? Graça Freitas agradece esforço dos médicos, mas lembra o que é uma obrigação

22 abr, 2020 - 15:10 • Joana Gonçalves

Médicos queixam-se da burocracia que os impede de falar mais com os doentes e os obriga a repetir informação em "softwares" redundantes. Em reposta, a diretora-geral da Saúde diz ter intenções de melhorar, mas adianta que, “independentemente do sistema ser pouco ou muito amigável, todos os médicos têm obrigação de notificar no SINAVE”.

A+ / A-

Veja também:


A diretora-geral de Saúde adiantou esta quarta-feira, na habitual conferência de imprensa, ter intenções de melhorar o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE ), plataforma utilizada pelos médicos para notificar as doenças de declaração obrigatória, nas quais se inclui a Covid-19.

A reação surge em resposta às queixas de vários médicos que apontam um sistema informático de registo clínico complexo e, nalguns casos, redundante.

No entanto, Graça Freitas reforça que, “independentemente de o sistema ser pouco ou muito amigável e estar mais ou menos lento, todos os médicos têm obrigação de notificar no SINAVE”.

“Temos de agradecer muito aos médicos a resiliência que têm tido para o preencher, mas não é só agradecer, é uma obrigatoriedade”, esclarece a diretora-geral da Saúde.

Em declarações à Renascença, o médico Nuno Tavares, do Hospital de São João, admite perder “mais de metade do tempo” em frente ao computador a fazer registos clínicos. O número de programas informáticos chega a ultrapassar a dezena.

O infecciologista Miguel Abreu, do Hospital de Santo António, aponta para uma “pressão muito forte para dar informação”, que reduz o tempo que passa com os doentes.

Em resposta a estas queixas, Graça Freitas é assertiva: “até que seja melhorado [o SINAVE] vão ter de notificar com algum esforço, mas terão que o fazer. É só a partir do reporte médico e laboratorial que nós todos conseguimos acompanhar a evolução da epidemia e se queremos boa informação temos que a reportar à partida”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mewmew
    22 abr, 2020 21:07
    Porque será que os médicos não escrevem (papel e caneta), assinam e mandam por correio registado com aviso de recepção. Imensamente mais eficaz. Estão a cumprir a obrigação legal de notificar. E quando o 'sistema' for abaixo, ou faltar a electricidade?
  • VITOR GOMES
    22 abr, 2020 PORTO 16:12
    Hoje, esta mulher disse que o n.º de casos recuperados em Portugal é inferior aos outros países porque os pacientes em Portugal somente se consideram recuperados, caso 2 testes espaçados em 24 horas apresentem resultado negativo. Então quando fazem um teste a um suspeito e o resultado for negativo, não quer dizer que não esteja infetado, pois um segundo teste após 24 horas não poderá ter resultado positivo?

Destaques V+