Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Primeiro-ministro espanhol pede prolongamento do estado de emergência

22 abr, 2020 - 09:30 • Redação

Caso se concretize, este será o quarto estado de emergência no país vizinho. Pedro Sánchez pede extensão do confinamento obrigatório até 9 de maio, mas já começa a preparar a saída.

A+ / A-
Veja também:

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, pediu, esta quarta-feira, a renovação do estado de emergência até 9 de maio.

Caso se concretize, este será o quarto estado de emergência no país vizinho, um dos mais afetados do mundo pela pandemia do novo coronavírus, com 208.389 infetados e 21.717 mortes.

"Estamos a viver um período de extraordinários sacrifícios pessoais, sociais e económicas que ainda mal começaram. Superámos o momento crítico da propagação do vírus e o nosso sistema de saúde resistiu, mas não podemos baixar a guarda. Peço a extensão [do estado de emergência] vislumbrando como pode ser a saída. Podemos começar a pensar no aliviamento. Temos de extremar a prudência. Este é o decreto que começa a aliviar o confinamento", salientou Sánchez, no Congresso.

O chefe de governo salientou que o aliviar das medidas de contenção "será lento e gradual, precisamente porque tem de ser seguro".

A grande alteração ao estado de emergência, nesta sua quarta versão, será a possibilidade de as crianças saírem à rua. "Este pequeno alívio das saídas infantis não altera o mais importante: a regra do confinamento geral, que continua em vigor", alertou Sánchez.

Espanha entrou em estado de emergência a 14 de março, depois de superar os quatro mil infetados pelo novo coronavírus. Desde então, já o renovou duas vezes e, agora, prepara-se para o fazer uma terceira.


[notícia atualizada às 10h17 - atualização dos números da pandemia]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+