Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

​Daniel Seabra. “Público tem influência no jogo. Porta fechada será lesiva”

22 abr, 2020 - 13:30 • Pedro Azevedo

Antropólogo sublinha que dados apontam para "a influência que o público pode ter na própria dinâmica do jogo". "Isso é demonstrado pelo facto dos clubes que jogam no seu estádio, na maior parte das situações, registarem o maior número de vitórias", observa.

A+ / A-

Daniel Seabra, docente universitário, antropólogo e investigador de claques de futebol e holiganismo é o autor do livro "Claques de futebol. O teatro das nossas realidades". Perante o cenário de jogos à porta fechada, quando os campeonatos forem reatados, com o objetivo de minimizar a propagação do novo coronavírus, Bola Branca questionou Daniel Seabra sobre a importância dos adeptos no futebol.

“Esta paragem do futebol profissional vem demonstrar que este só pode existir havendo adeptos dispostos a pagar pelo espetáculo futebolístico. Os adeptos são fundamentais e esta pausa permitiu-nos reforçar a consciência disso mesmo”, argumenta o antropólogo.

Com as bancadas vazias, os adeptos poderão assistir aos jogos pela televisão, mas Daniel Seabra assinala as grandes diferenças que o espetáculo irá apresentar.

"Mesmo sabendo que os jogos podem ser televisionados, a cor e a participação nos espetáculos é absolutamente fundamental. Pelos dados que podemos registar em todos os campeonatos é conhecida a influência que o público pode ter na própria dinâmica do jogo e isso é demonstrado pelo facto dos clubes que jogam no seu estádio, na maior parte das situações, registarem o maior número de vitórias. Olhamos para o campeonato inglês, italiano ou espanhol e vemos toda a dinâmica que está subjacente ao jogo e à interação que o público tem com os jogadores", refere o docente universitário.

O ângulo emocional do espetáculo

Daniel Seabra enumera aspetos no plano emocional que tornam o futebol um desporto especial para os adeptos, precisando destes.

"O futebol é emoção, é uma atividade que pressupõe uma unidade de ação, espaço e tempo que instaura uma ordem diferente da quotidiana e que permite às pessoas viverem um clima de tensão e excitação agradável. O futebol constitui uma grande oportunidade para uma vivência intensa de emoções que permite ao adepto viver a tristeza mais profunda transformada apenas num segundo por um golo ou por um lance, na emoção mais intensa, golo mais festejado e manifestação mais alegre. E essa essa cor, essa dinâmica e esse som que dá vida ao espetáculo futebolístico”, refere.

A valorização que o adepto confere ao jogo

Ainda não há certezas quanto às datas do regresso dos campeonatos, mas há unanimidade relativamente às bancadas vazias. O futebol fica mais desvalorizado, na opinião de Daniel Seabra.

“O futebol profissional poderá continuar a existir mesmo à porta fechada. As receitas televisivas são fundamentais para os orçamentos dos clubes e é uma pena que por vezes os interesses das televisões se sobreponham aos dos adeptos que gostariam e de ir aos estádios ver os seus clubes, e que se veem confrontados com horários e dias inapropriados, muitas vezes pouco compatíveis com a sua atividade profissional. Gostaria que esta paragem permitisse perceber, também, que é o adepto de futebol que dá valor ao espetáculo desportivo. Quando o adepto se desinteressar, o futebol morrerá enquanto atividade profissional e enquanto espetáculo. Persistirá apenas e tão só como jogo que também é”, antevê.

A paixão pelos clubes e os castigos inadequados

As emoções dos adeptos pelo jogo e durante o espetáculo está também ligada ao sentimento que nutrem pelos seus clubes. Daniel Seabra é por essa razão muito crítico quanto às penalizações dos clubes com jogos à porta fechada.

“Toda a emoção que o futebol gera decorre também e sobretudo da forte identificação que as pessoas têm dos seus clubes. Os clubes não são entidades isoladas, são instituições que se inserem num contexto local, social político e também nacional. Como tal, veiculam identidades regionais, locais, nacionais e em alguns casos empresariais. E é por isso que as pessoas se identificam com os clubes e a presença num estádio permite celebrarem um ritual de forte pertença comunitária no qual milhares de pessoas com diferentes histórias acabam por estar unidas numa comunidade imaginada, num destino comum e numa causa que pretendem defender. É essa identificação e necessidade de ver o clube ganhar para se sentirem vitoriosos que leva os adeptos aos estádios. Esta é a razão pela qual não tenho nenhuma simpatia pelas penalizações que implicam jogos à porta fechada. Isso mata o espetáculo e é lesivo para muitos adeptos de futebol’ considera o antropólogo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+