Tempo
|
A+ / A-

Ministério das Finanças

Reembolsos do IRS começam a ser processados

21 abr, 2020 - 20:26 • Fátima Casanova com Lusa

É de esperar que ainda esta semana sejam feitas as primeiras liquidações e o dinheiro caia na conta dos contribuintes. Declarações começaram a ser entregues a 1 de abril.

A+ / A-

Já começou a fase de processamentos dos reembolsos do IRS. Em resposta à Renascença, o Ministério das Finanças anuncia que a campanha de IRS relativa aos rendimentos de 2019, entrou na fase de processar os reembolsos. É de esperar que ainda esta semana sejam feitas as primeiras liquidações e o dinheiro caia na conta dos contribuintes.

Em três semanas de campanha já foram submetidas cerca de dois milhões e 200 mil declarações, o que corresponde a cerca de 40% do total. O prazo para entrega da declaração do IRS decorre até 30 de junho.

Ao contrário do que tem sucedido nos últimos anos, na campanha de entrega do IRS atualmente em curso, o Governo optou por não se comprometer com um prazo médio para a devolução do imposto aos contribuintes, tendo hoje sido comunicado que foi iniciada a fase de processamento dos reembolsos.

Em entrevista à SIC, no início de abril, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, optou por não apontar um prazo médio, referindo antes que tudo será feito com a rapidez "que a circunstância atual exige".

Dados oficiais relativos à campanha de 2019 indicam que o prazo médio de reembolso (contado deste a data da entrega da declaração até à data em que o valor é depositado na conta bancária do contribuinte) foi de 16 dias, menos um que no ano anterior.

“O prazo médio registado [em 2019] decompõe-se em: 11 dias para o IRS Automático e 18 dias para as declarações normais” refere a mesma informação oficial.

Em 2019, o valor dos reembolsos de IRS ascendeu a 3.003,1 milhões de euros, segundo a indica a síntese de execução orçamental da Direção-Geral do Orçamento. Em 2018, o valor devolvido aos contribuintes tinha sido de 2.626,4 milhões de euros.

Este ano o valor global do imposto que o Estado tem a devolver aos contribuintes poderá recuar devido ao facto de as tabelas de retenção na fonte em vigor em 2019 terem sido ajustadas de modo a refletir parte do aumento de cinco para sete dos escalões de rendimento de IRS.

A declaração anual do IRS relativa aos rendimentos auferidos em 2019 começou a ser entregue em 01 de abril e termina em 30 de junho, tendo o Estado até 31 de agosto como limite para proceder ao pagamento dos reembolsos.

[notícia atualizada com resposta do Ministério das Finanças à Renascença]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    10 mai, 2020 Batalha 18:56
    O reembolso do IRS está a demorar muito, visto que foi feita a declaração dia 1de abril e dia 10 dia da situação obrigado

Destaques V+