Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Cavaco Silva não vai à sessão solene do 25 de Abril

21 abr, 2020 - 11:07 • Eunice Lourenço

O gabinete de apoio ao ex-Presidente confirma à Renascença ausência da sessão solene do 25 de abril na Assembleia da República.

A+ / A-

O ex-presidente Cavaco Silva não vai estar presente na sessão solene dos 46 anos do 25 de Abril, que decorre sábado no Parlamento. A informação foi avançada à Renascença pelo gabinete de apoio ao ex-Presidente, não adiantando as razões que levam Anibal Cavaco Silva a não participar numa sessão que se tornou polémica pela forma como vai decorrer em tempo de combate à epidemia de Covid-19.

Cavaco Silva tem 80 anos e tem cumprido as recomendações de confinamento domiciliário feitas aos maiores de 70 anos.

Ramalho Eanes, de 85 anos, vai assim ser o único ex-presidente da República a estar presente naquela sessão, já que Jorge Sampaio já tinha anunciado que não vai devido às suas condições de saúde. O gabinete de apoio a Ramalho Eanes disse ao Expresso que o ex-Presidente discorda da modalidade em que será feita a celebração, mas irá estar presente por um dever de representação institucional.

Já Jorge Sampaio, conforme o seu gabinete disse à Lusa, não irá estar presente por razões de saúde e de idade. Sampaio, de 80 anos, tem vários problemas de saúde, tendo já sido várias vezes operado ao coração.

A sessão solene de comemoração do 25 de abril vai decorrer sábado no Parlamento com um número reduzido de deputados, que deve ficar abaixo dos 77 definidos na semana passada pela conferência de líderes. A lista de convidados, que poderia chegar a uma centena, também foi reduzida e devido a essa redução e também a várias recusas não deve ir além dos 50. A estes números acrescem os funcionários do Parlamento e os jornalistas.

Em tempos normais, a sessão conta geralmente com o envolvido de um milhar de pessoas, entre deputados, convidados, funcionários, banda da GNR. Este ano não haverá honras militares nem acompanhamento dos convidados. E a disposição das pessoas na sala de sessões está a ser preparada em conjunto com a direção geral da Saúde.

[notícia atualizada às 11h20]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Oliveira
    21 abr, 2020 16:43
    Faz muitíssimo bem o anterior PR. Esta cerimónia com convidados é uma falta de respeito aos falecidos, aos doentes e à população confinada. Assinalar a data podia e devia ser feito com a AR em funcionamento nos moldes em que tem estado, com os deputados, o presidente da AR e o Presidente da República. Só assim.
  • Manuel
    21 abr, 2020 Moura 16:16
    Agora tem um álibi para não ir porque tem 80 anos e pode apanhar o vírus, quando era 1º Ministro e Presidente da República ia contrariado, nem o símbolo (cravo) do 25 de Abril levava, parece que os cravos para ele têm lepra. Não faz lá falta nenhuma, na minha terra diz-se " faz lá tanta falta como a fome". Foi só o pior Presidente da República pós 25 de Abril que passou pelo Palácio de Belém !
  • Cidadao
    21 abr, 2020 Lisboa 14:27
    Faz lá uma falta!...
  • ze rato
    21 abr, 2020 povoa santo adriao 13:12
    adiado para o 28 de Maio
  • 21 abr, 2020 13:04
    Essa agora ! Querem ver que aulas pela televisao " tambem contam para audiencias!
  • 21 abr, 2020 Palmela 13:01
    O ferro " esta a comecar a dar sinais de ferrugem! Em vez de alcool vai ter de utizar um spray anti ferrugem!
  • 21 abr, 2020 12:56
    Uma provocacao ao estado de emergencia! Miguel sousa tavares.
  • 21 abr, 2020 12:50
    Entao e o comentador " vai ou fica?
  • 21 abr, 2020 12:45
    Nesse caso ultimo presidente da republica " nao vai estar presente nas cerimonias do 25 abril!

Destaques V+