Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

UEFA deixa “recomendação forte” para que Ligas possam acabar época

21 abr, 2020 - 18:11 • Redação com Lusa

A UEFA admite ainda que sejam considerados "alguns casos especiais assim que sejam desenvolvidas as linhas orientadoras sobre a participação nas competições europeias" da próxima época, no caso de campeonatos que sejam cancelados.

A+ / A-

A UEFA deixou, esta terça-feira, uma "recomendação forte" aos 55 membros, que estiveram reunidos por videoconferência, para que as Ligas de futebol nacionais possam ser concluídas, após a suspensão devido à pandemia de Covid-19, sem especificar um calendário preciso.

O organismo que tutela o futebol europeu deixa a recomendação "para que se terminem as principais ligas e taças de cada país".

A UEFA admite ainda que sejam considerados "alguns casos especiais assim que sejam desenvolvidas as linhas orientadoras sobre a participação nas competições europeias" da próxima época, no caso de campeonatos que sejam cancelados.

"Várias opções de calendarização foram apresentadas, cobrindo tanto jogos de seleções como de clubes", pode ler-se no comunicado. O reatar das competições, nacionais e europeias, de clubes e de seleções, bem como o modelo para a temporada 2020/21 estará no centro da agenda da reunião do Comité Executivo da UEFA, marcado para quinta-feira.

Na segunda-feira, o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, disse que as Ligas estão prontas para jogar à porta fechada, porque "é melhor do que não jogarem", o que teria um "impacto terrível" a nível económico. A Liga Portuguesa tem a intenção de retomar as competições a 14 ou 21 de junho, com avançou a Renascença.

Leia o comunicado da UEFA na íntegra:

"A UEFA reuniu hoje as 55 federações-membro por videoconferência e apresentou uma atualização das opções analisadas pelos dois grupos de trabalho criados em meados de março.

Uma variedade de opções de calendário foi apresentada, abrangendo tanto os jogos das competições nacionais dos clubes como das seleções, a nível internacional.

O financiamento das Associações Nacionais através do programa HatTrick da UEFA também foi discutido, com a UEFA a reiterar o compromisso de cumprir os pagamentos às federações membro, conforme planeado.

Houve uma forte recomendação para terminar as principais competições nacionais, embora se entenda que pode haver alguns casos especiais. A UEFA está a desenvolver algumas diretrizes sobre a participação nas competições internacionais de clubes, a fim de ajudar as suas federações-membro no caso de cancelamento dos respetivos campeonatos os taças.

Quaisquer desenvolvimentos sobre os temas tratados serão anunciados após o Comité Executivo da UEFA na quinta-feira".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+