Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Reembolsos de IRS ainda sem data

21 abr, 2020 - 07:27 • Fátima Casanova

Dois milhões e duzentos mil contribuintes já submeteram a declaração de IRS em três semanas de campanha. O prazo termina no dia 30 de junho.

A+ / A-

Veja também:


Desde o início da campanha do IRS, em três semanas, dois milhões e duzentos mil contribuintes já submeterem as declarações, o que corresponde a quase 40% do total.

Apesar de um ligeiro aumento face ao período homólogo, este ano ainda não há reembolsos pagos aos contribuintes. Fonte do Ministério das Finanças confirmou à Renascença que na campanha de IRS deste ano, referente aos rendimentos de 2019, ainda não foram processadas liquidações. A mesma fonte admitiu que não tem informação sobre quando é que os contribuintes, com direito a reembolso, vão receber o valor, cujo prazo limite de pagamento é 31 de agosto.

No ano passado, por esta altura, os reembolsos já estavam a chegar às contas dos contribuintes, a um ritmo de 200 mil liquidações por dia.

Fisco não se compromete com reembolsos rápidos

Nos últimos anos o Governo encurtou o número de dias necessários para o pagamento do reembolso (11 dias em 2019), este ano, dada a situação causada pelo novo coronvírus, a Autoridade Tributária não se compromete com reembolsos rápidos e remete para o prazo legal.

Numa nota enviada às redações, a AT sublinha que “os profissionais continuam empenhadamente a trabalhar no sentido de assegurar a realização da campanha do IRS, no cumprimento dos prazos legalmente previstos (entrega das declarações a partir de 1 de abril; liquidação das declarações até 31 de julho; pagamento dos reembolsos até 31 de agosto)".

Durante o estado de emergência, o fisco tem cerca de sete mil, dos 11 mil funcionários em regime de teletrabalho.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana Maria Duarte
    06 set, 2020 Vale de Santarém 11:21
    Apenas para deixar expressa a minha indignação relativamente ao reembolso do IRS a que tenho direito. Entreguei a declaração a 08.04.2020, foi dada como Declaração Certa a 16.04,202 e até hoje (06.09.2020) ainda não foi alterada esta situação. Afinal o que se passa com os reembolsos)
  • Susana
    26 mai, 2020 Nisa 18:44
    O meu continua, com declaração certa desde o dia 19 Abril. E é em conjunto com o meu marido, e ele é António. Não sei se será por ordem alfabética.
  • Arlindo
    22 mai, 2020 F.Foz 07:01
    finalmente chegou!!
  • Jorge
    21 mai, 2020 Vila Nova de Gaia 12:03
    Também com a declaração certa desde o dia 21-abril. Não se entende tanta demora, para enviarem a msg a dizer que ainda não foi pago o IMI não se esqueceram...
  • Lisandra
    20 mai, 2020 Velas 12:52
    Bom Dia, penso que não será por ordem alfabética. Uma vez que um colega meu fez o IRS automático e demorou 15 dias a receber, já tendo recebido. E a minha declaração mantém-se certa desde dia 15/4, até À data ainda nenhum avanço. Por isso não estou a compreender, porque entreguei a minha primeiro e com quase um mês de diferencia, entre as nossas. O meu colega chamasse Luís
  • Arlindo
    20 mai, 2020 F.Foz 08:24
    Caro Carlos Silva, e assim continuamos a espera do que e nosso, em relação aos valores eu penso que com a atualização dos escalões nos tramaram, penso eu!!
  • Carlos Silva
    19 mai, 2020 V. N. Gaia 12:52
    Passou a DECLARAÇÃO COM REEMBOLSO hoje, ao fim de um mês e meio e ainda por cima só com metade do reembolso, daquilo que eu simulei . Enfim...
  • ARLINDO
    16 mai, 2020 FIG fOZ 07:55
    passou a reembolso emitido hoje, penso que o Carlos Silva tem razão, é por ordem alfabética
  • Carlos Silva
    15 mai, 2020 V. N. Gaia 18:38
    As liquidações do IRS devem ser por ordem de entrada e por ordem alfabética. O Arlindo mudou para declaração com reembolso e a declaração dada como certa desde o dia 9/4. Sendo assim devo ser um dos próximos e o Tiago deve ser um dos últimos (pela lógica alfabética) acho eu, mas é uma estupidez aquilo que o governo nos anda a fazer...
  • Tiago
    14 mai, 2020 Vila Nova de Gaia 19:17
    Declaração submetida dia 02-04-2020, declaração certa dia 11-04-2020, hoje continua declaração certa. É inadmissível esta situação.

Destaques V+