Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mário Centeno aponta para "plano com 12 zeros" para recuperar a Europa

21 abr, 2020 - 09:38 • Luís Aresta

Numa entrevista ao jornal "Público" o presidente do Eurogrupo diz estar confiante para o Conselho Europeu da próxima quinta-feira. Mário Centeno não exclui a emissão de dívida comum das ferramentas para fazer face à "recessão avassaladora" prevista para o segundo semestre deste ano.

A+ / A-

Veja também:


"São 12 zeros. As nossas calculadoras dos telemóveis não dão para introduzir esses números. Só calculadoras científicas conseguem lidar com doze zeros". A frase de Mário Centeno, numa entrevista ao jornal "Público", é elucidativa da importância do que vai estar em discussão no Conselho Europeu desta quinta-feira que, face à pandemia Covid-19, será realizado por videoconferência.

O presidente do Eurogrupo - entrevistado nessa qualidade - apesar de reconhecer as divergências entre os estados-membros da União Europeia, diz estar confiante. "O apelo que agora é feito à inovação neste último passo – o da recuperação – não é novo. Não devemos ficar muito ansiosos, portanto, face à capacidade para inovar também aqui. Estou muito confiante e muito seguro de que essa resposta vai aparecer. As forças que têm permitido construir a Europa vão estar presentes nesta discussão e vão levar-nos a um porto seguro", sublinha.

O fundo de recuperação, em complemento com o Quadro Financeiro Plurianual, deverá possibilitar "uma repartição dos custos do período de recuperação ao longo do tempo. Tem de ter mecanismos de financiamento próprios, apropriados e inovadores". Mário Centeno admite que "há várias posições diferentes sobre este problema", mas entende que o compromisso já alcançado, de "prolongar ou distribuir ao longo do tempo o custo financeiro que será muito concentrado no período de recuperação imediato", é garantia de uma "dimensão de solidariedade".

O presidente do Europgrupo admite que a emissão de dívida conjunta seria uma forma de dizer aos mercados que, efetivamente, a União Europeia está toda no mesmo barco. "É com certeza, mas é preciso que se entenda que tem o mesmo valor económico e está no mesmo quadro de análise do Mercado Único, quando dizemos que temos de o proteger enquanto um dos maiores mercados do mundo".

Sobre o montante a destinar ao Fundo de Reconstrução, Mário Centeno é evasivo, mas considera que os 400 mil milhões de euros defendidos pelo presidente francês Emmanuel Macron não são compatíveis "com o valor mencionado pelo vice-presidente da Comissão. Podemos ter um misto de mecanismos de apoio, em parte financiados por empréstimos com alavancagem, em parte financiados por dívida comum", assinala. O que Mário Centeno acentua é que "esse fundo terá de ser proporcional aos danos desta crise. Podemos hoje fazer uma estimativa, mas só conseguiremos ser rigorosos quando começar a haver alguma visibilidade para o início desse processo de reconstrução".

Recessão avassaladora no segundo semestre de 2020

Esta é uma "crise simétrica que inevitavelmente vai levar a que todos os países fiquem com mais dívida no curto prazo e que enfrentem, no segundo trimestre de 2020, uma recessão verdadeiramente avassaladora", diz Mário Centeno, que desvaloriza a alegada reação tardia da União Europeia aos primeiros sinais de que estava a caminho uma crise económica sem paralelo no pós-II Guerra. "Passaram "dez dias entre a primeira reunião do Eurogrupo em que a solução começou a ser desenhada e a sua aprovação final".

Confrontado com a timidez das medidas anunciadas até agora por comparação com a retórica dos responsáveis políticos europeus, Centeno faz notar a importância do SURE (um plano de solidariedade de 100 milhões de euros) "que é dinheiro novo, que vem de garantias que todos os estados prestam à União Europeia para que ela possa obter aqueles montantes financeiros".

O presidente do Eurogrupo sublinha que o mesmo processo se passa com o Banco Europeu de Investimentos (BEI). "Estamos a falar de garantias dadas pelos Estados que depois permitem ao BEI conceder empréstimos até 200 mil milhões de euros. O objetivo de todo este dinheiro é, sublinha, "permitir aos diferentes Estados desenvolver uma linha de ação equivalente para as empresas terem acesso a liquidez". A terceira linha, faz notar Mário Centeno é o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) que vê como "uma rede de proteção, sem condicionalismos, sem troikas, sem programas de ajustamento, para que os Estados possam aceder a financiamento com custos equiparáveis entre todos". Contas feitas, Mário Centeno conclui que "até à data, a resposta orçamental dos Estados-membros soma cerca de 3% do PIB da UE", no equivalente a "mais de 500 mil milhões de euros".

Mário Centeno acentua ainda a importância da ação do Banco Central Europeu (BCE) "que, desta vez, não levou muito tempo a reagir, antes pelo contrário, e cuja magnitude de reação não é muito diferente da de outros bancos centrais. Estamos a falar de 750 mil milhões de euros, com algumas novidades no seu novo programa, que lhe dão maior flexibilidade para atuar nos mercados secundários".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+