Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Patriarca reage ao adiamento da Jornada Mundial da Juventude. "A absoluta prioridade" é vencer esta pandemia

20 abr, 2020 - 17:35 • José Bastos , com redação

O adiamento da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, para agosto de 2023, era uma "notícia previsível" face à pandemia de Covid-19, afirma D. Manuel Clemente. Patriarca deixa uma mensagem de esperança e união.

A+ / A-

Veja também:


O adiamento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa, para 2023, era “previsível” devido à pandemia de Covid-19, afirma o cardeal patriarca de Lisboa. Em declarações à Renascença, D. Manuel Clemente diz que a “absoluta prioridade” são as pessoas afetadas pelo novo coronavírus e vencer a doença que ameaça a Humanidade.

“Era uma notícia previsível desde que a pandemia se manifestou com esta intensidade e sabendo nós que ainda vamos ter de esperar um tempo longo, mais longo do que nós prevíamos, para que haja uma vacinação disponível e universal que possa evitar essa pandemia, era previsível que tudo se adiasse”, afirma o cardeal patriarca de Lisboa.

D. Manuel Clemente explica que, na semana passada, recebeu um telefonema do cardeal Kevin Farrell, responsável pelo Dicastério para Leigos, Família e Vida, a comunicar a decisão de adiar a JMJ em um ano, para agosto de 2023.

“Disse-me que, em conversa com o Santo Padre e outros responsáveis, tinham achado mais prudente e mais viável que uma organização deste género, que se destina à juventude católica de todo o mundo e outros que queiram e possam vir, teria que ter em conta a atual situação da pandemia, esta atual previsão sanitária de que só desporemos de uma vacina universalizada daqui a um ano, tudo isto adia um ano.”

Nestas declarações à Renascença, o cardeal patriarca de Lisboa considera que, neste momento, a “absoluta prioridade” da Igreja deve ser a batalha contra a Covid-19 e ajudar todas as famílias diretamente atingidas.

“Com certeza, é uma absoluta prioridade quer em termos de igrejas particulares, como é a de Lisboa e as outras de Portugal, quer em termos de Igreja universal, como aquela que o Papa Francisco e os seus colaboradores diretos vão também dirigindo. Por isso, temos que ter em conta realidades que também são universais e para que tudo decorra da melhor maneira, sem perigos acrescidos e com grandes resultados como certamente terá quando, daqui por três anos, pudermos fazer as Jornadas em paz, aqui em Lisboa, e para gente que venha de todo o mundo”, sublinha.


D. Manuel Clemente considera que o adiamento por um ano da Jornada Mundial da Juventude dará tempo para preparar ainda melhor o encontro, que vai juntar em Lisboa entre um a dois milhões de pessoas.

“Preparar de melhor forma e também com as estruturas materiais que a Jornada importa, que são feitas em colaboração com as autarquias de Lisboa e Loures, e com o Estado português, que desde a primeira hora, quando a jornada foi anunciada, aderiu inteiramente, porque verifica o bom que isto é para a juventude portuguesa e de todo o mundo, pois temos mais tempo para progredir em todas estas frentes.”

O também presidente da Conferência Episcopal Portugal acredita que o entusiasmo à volta da JMJ 2023 vai ser reforçado e deixa uma mensagem de proximidade e esperança aos portugueses.

“Expresso o meu pensamento de toda a proximidade e companhia, em termos de intenção e de oração, porque estas coisas resolvem-se com Deus, como tudo o que é importante. Na certeza de que havemos de vencer esta pandemia, como a Humanidade já venceu outras, hoje com possibilidades muito reforçadas em relação ao passado.”

“Com tanta solidariedade que se está a manifestar, com tanta vontade da parte de jovens e daqueles que são jovens, há mais tempo de levar isto no sentido melhor da superação da pandemia e de nos encontrarmos mais unidos e mais à frente, é nesse sentido também que nós caminhamos para a Jornada Mundial da Juventude 2023”, conclui D. Manuel Clemente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+