Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

DGS vai estudar porque é que há pessoas a morrer em casa de Covid-19

20 abr, 2020 - 14:49 • João Carlos Malta

Em maio, vão também começar os testes clínicos para a utilização do plasma de doentes recuperados da infeção do novo coronavírus. Graça Freitas disse ainda que se há deputados a usar máscaras cirúrgicas “é porque o mercado tem capacidade de abastecer”.

A+ / A-

Veja também:


A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que está a estudar o porquê de haver pessoas que estão a morrer em casa e em instituições infetadas com Covid-19. “Estamos a avaliar e a estudar”, afirmou aquela responsável, na conferência de imprensa diária desta segunda-feira.

Sem ainda ter dados finais, Freitas considera que não é despiciendo as pessoas “terem a vontade de morrer em casa” tanto nesta como noutras doenças.

A mesma responsável chamou ainda a atenção para que “algumas destas pessoas têm outras morbilidades”. Apesar de considerar que não é um número muito elevado, sabe-se que existe e “temos de investigar e tentar perceber se isso derivou da vontade dos próprios ou de outro tipo de fatores".

Plasma de infetados usado em testes

Em relação à utilização do plasma de doentes recuperados da infeção do novo coronavírus, o ministério da Saúde avançou, esta segunda-feira, que queria começar os testes clínicos a partir de maio.

A ideia será criar uma "task-force para avaliar e validar o início dos ensaios clínicos". Neles vão participar “doentes moderados e graves, mas não muito graves, como muitas vezes tem sido transmitido para a opinião pública".

Estes ensaios clínicos serão feitos pela DGS, o Infarmed e o Instituto Ricardo Jorge. Vão participar doentes moderados e graves. Os casos muitos graves ficam de fora.

"Estamos a avaliar um conjunto de critérios e fatores, no que diz respeito ao consentimento informado mas também à tecnologia utilizada", disse o secretário de Estado da Saúde, António Sales Lacerda.

Deputados usam máscaras cirúrgicas

As indicações da DGS são de que a população em geral deve usar as máscaras comunitárias, mas há deputados a usar as máscaras que deviam estar disponíveis sobretudo para os profissionais de saúde.

Graça Freitas relembrou que não se pode “comprometer a necessidade maior, que é o seu uso por profissionais de saúde”.

Ainda assim, considera que se estão a ser usadas, “é porque o mercado tem capacidade de abastecer”. “Nós estamos a conseguir abastecer o mercado do SNS”, assegura.

“Mas que fique claro que não pode haver falta nestes setores”, remata a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • wet
    20 abr, 2020 18:14
    Não me digam que há uma casa do Covi-19!
  • Filipe
    20 abr, 2020 évora 17:48
    Morrem em casa como em 1918 morriam , talvez não tenham lá ventiladores ou o sistema de saúde tem aldrabado os números de internamento , preferindo a eliminar os velhos em casa ou lares antes de chegarem aos hospitais para darem trabalho e ocuparem camas . O dinheiro que poupam ao Estado vale mais os homicídios que o Estado tem praticado . Não chegava já serem apanhados pelo vírus , acresce terem do Estado a pena de morte atribuída pela idade .

Destaques V+