Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. ​1.100 reclusos saem com perdão em apenas uma semana

20 abr, 2020 - 11:25 • Liliana Monteiro

"Escassas dezenas" de presos não tinham casa e foram alojados com recurso a meios dados por autarquias, segurança social e misericórdias.

A+ / A-

Veja também:


Entre o dia 11 e o dia 17 de abril foram libertados cerca de 1.100 reclusos em todo o país , incluindo as regiões autónomas.

De acordo com a Direção Geral dos Serviços Prisionais foram ainda "instruídos e remetidos para avaliação da Tutela os processos de Indulto e já foram remetidas para os Estabelecimentos Prisionais cerca de duas centenas de autorizações de Licença de Saída Administrativa Extraordinária", leia-se saídas precárias.

Questionada sobre quantos são os reclusos que comunicaram não ter residência, a Direção Geral dos Serviços Prisionais diz não ter ainda números concretos, mas sublinha que "tem diligenciado e articulado com Segurança Social, Misericórdias, Autarquias e IPSS no sentido de encontrar abrigo social de emergência para as escassas dezenas de cidadãos que, libertados, declararam não ter domicilio".

Também para os reclusos que não tinham como chegar a casa "se providenciou pelo transporte de alguns destes cidadãos entre as regiões Autónomas e o Continente", responde à Renascença.

O Governo decidiu, no âmbito da pandemia da Covid-19, propor um perdão para penas até dois anos de prisão, um regime especial de indulto, a antecipação da liberdade condicional e saídas administrativas, como medidas de proteção da doença.

Covid-19. Ex-reclusos encontraram um novo lar no campismo de Monsanto
Covid-19. Ex-reclusos encontraram um novo lar no campismo de Monsanto
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+