Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bruxelas e Londres retomam hoje negociações sobre relação futura

20 abr, 2020 - 06:22 • Lusa

Novas rondas de negociações serão realizadas por videoconferência, devido à pandemia de Covid-19. Em junho será feito ponto da situação.

A+ / A-

Bruxelas e Londres retomam hoje por videoconferência as negociações para definir a futura relação.

Os negociadores do bloco europeu e britânico para a futura relação após o "Brexit" chegaram na passada quarta-feira a acordo sobre o novo calendário para retomar as negociações, que estavam suspensas devido à pandemia de covid-19, em novas rondas realizadas por videoconferência.

Numa declaração conjunta divulgada quarta-feira - após uma reunião por via digital entre o negociador da União Europeia (UE) para a futura relação com o Reino Unido, Michel Barnier, e o seu homólogo britânico, David Frost - lê-se que "as duas partes concordaram com a necessidade de organizar novas rondas de negociações a fim de chegar a progressos reais e tangíveis nas negociações até junho", altura apontada desde o início para um ponto de situação.

Dadas as restrições adotadas pelos governos nacionais para tentar conter a pandemia da covid-19, estas novas rondas de negociações serão realizadas por videoconferência, tendo "a duração de uma semana inteira", segundo o comunicado conjunto.

Assim, as novas datas agora apontadas são as semanas de 20 de abril, 11 de maio e 01 de junho.

"A reunião de alto nível prevista para junho servirá para fazer o balanço dos progressos realizados", destacam os blocos comunitário e britânico na declaração conjunta.

A primeira ronda das negociações sobre o futuro relacionamento entre o Reino Unido e a UE, na sequência da saída do país formalizada a 31 de janeiro, decorreu em Bruxelas entre 02 e 05 de março e a segunda ronda estava prevista para se realizar em Londres entre 18 e 20 de março, mas tal não aconteceu devido à pandemia de covid-19.

Inicialmente, estavam previstas novas rondas em abril e maio, alternando entre as duas cidades, envolvendo dezenas de pessoas em cada equipa, que agora acontecerão por via digital.

Para junho continua a estar prevista uma cimeira de líderes para avaliar o progresso e decidir uma extensão do período de transição, que termina a 31 de dezembro. O governo britânico já reiterou que não pretende pedir um prolongamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+