Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios

GNR conta com mais de 150 novos guardas florestais a partir desta semana

19 abr, 2020 - 15:02 • Lusa

155 guardas florestais terminaram a sua formação na Escola da Guarda, em Queluz, e iniciam funções na segunda-feira, anuncia MAI.

A+ / A-

Mais de 150 guardas florestais iniciam na segunda-feira funções na GNR, tendo como principal missão fiscalizar ilícitos ambientais e reforçar o dispositivo de combate a incêndios, revelou este domingo, numa nota, o Ministério da Administração Interna (MAI).

No comunicado, o ministro Eduardo Cabrita saúda os 155 guardas florestais que terminaram a sua formação na semana passada na Escola da Guarda, em Queluz, concelho de Sintra e distrito de Lisboa, e que na segunda-feira iniciam funções.

Os novos guardas pertencem ao primeiro curso de formação desde 2004 e representam “o renascimento de uma importante função e que se encontrava em risco de desaparecer”, referiu o MAI.

Os novos elementos vão reforçar o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana e, enquanto polícia ambiental, têm como missão fiscalizar e investigar os ilícitos nos domínios florestal, da caça e da pesca.

O MAI realçou ainda “o papel determinante que estes novos guardas-florestais terão no quadro do dispositivo de combate a incêndios que está a ser preparado para este ano, e que contará com 11.827 operacionais, apoiados por 2.664 meios terrestres e 60 meios aéreos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+