Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Estado de emergência. 14 detidos por desobediência entre sábado e domingo

19 abr, 2020 - 19:15 • Lusa

Quatro pessoas foram detidas por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório e dez por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário.

A+ / A-

Veja também:


O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou este domingo que 14 pessoas foram detidas por crime de desobediência, até às 17h00 de hoje, no âmbito do terceiro período do estado de emergência, em vigor desde as 00h de sábado.

Numa nota, o MAI realçou que quatro destes cidadãos foram detidos por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório e 10 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário.

No mesmo período, de acordo com o MAI, foram encerrados 22 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.

O MAI destacou que estas 14 detenções e o encerramento de 22 estabelecimentos juntam-se aos números relativos aos dois primeiros períodos de estado de emergência.

No primeiro período, entre 22 de março e 02 de abril, foram detidas 108 pessoas por crime de desobediência e foram encerrados 1.708 estabelecimentos comerciais e, no segundo período, entre 03 e 17 de abril, registaram-se 184 detenções por crime de desobediência e foram encerrados 432 estabelecimentos.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 160 mil mortos e infetou mais de 2,3 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 518 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 714 pessoas das 20.206 registadas como infetadas.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria ou Espanha, a aliviar algumas das medidas.


Evolução da Covid-19 em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+