Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Avião aterra em Lisboa com 65 ventiladores e equipamento médico

19 abr, 2020 - 10:41 • Redação com Lusa

Entrega estava prevista para a semana passada, mas atrasou-se devido a “forte competição entre Estados pelo acesso a equipamento” e “interrupções nas cadeias de fornecimento".

A+ / A-

Veja também:


Chegaram este domingo a Lisboa, num avião fretado, 65 ventiladores comprados pelo Governo a uma empresa chinesa, juntamente com outro equipamento médico, incluindo máscaras de proteção respiratória, para tratamento da epidemia, anunciou a embaixada portuguesa.

A entrega estava prevista realizar-se na semana passada. Contudo, devido à “forte competição entre Estados pelo acesso a equipamento” e “interrupções nas cadeias de fornecimento”, incluindo no acesso a componentes, numa altura em que vários países se encontram em estado de emergência, a produção atrasou-se, explicou a mesma fonte.

A forte procura por ventiladores criou disfunções no mercado, numa altura em que a crise de saúde pública, que começou em Wuhan, no centro da China, se alastrou a Europa, Estados Unidos e outras regiões do planeta, o que resultou numa escassez global.

"Todas as diligências junto de diversas entidades têm sido feitas no sentido de garantir, neste quadro adverso, a entrega dos equipamentos dentro da janela temporal adequada às necessidades médicas do nosso país", ressalvou a embaixada.

Há uma semana, a ministra da Saúde portuguesa dissera que a entrega de 508 ventiladores encomendados à China estava atrasada.

Em Portugal, a Covid-19 já provocou 687 mortes entre as 19.685 pessoas infetadas, segundo a atualização de sábado da DGS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+