Tempo
|
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Espanha renova estado de emergência. “Quando sairmos à rua, vamos encontrar estragos de uma guerra sem bombas”

18 abr, 2020 - 19:36 • Marta Grosso , Joana Azevedo Viana

“Jamais podíamos imaginar que isto nos iria suceder, mas vamos recuperar”, garante primeiro-ministro espanhol. Em conferência de imprensa, Pedro Sanchez reforça ainda o apelo à união da Europa na luta contra a pandemia do novo coronavírus.

A+ / A-
Sánchez estende estado de emergência com menos restrições
Sánchez estende estado de emergência com menos restrições

Veja também:


O primeiro-ministro espanhol anunciou este sábado a renovação do estado de emergência no país até ao próximo dia 9 de maio.

"Estamos a conseguir conter a propagação do novo coronavírus, mas as conquistas são ainda fracas", disse Pedro Sánchez numa mensagem ao país. "O que já alcançámos é insuficiente e sobretudo frágil, não podemos pôr essas conquistas em risco com soluções precipitadas”, afirmou.

“Não é possível suspender o confinamento e passar para a fase de redução das restrições”, reforçou, anunciando que, no domingo, transmitirá aos presidentes das comunidades autónomas e ao Congresso dos Deputados a extensão do estado de emergência até dia 9 de maio, inclusive".


Sánchez explicou que este prolongamento do estado de emergência traz uma suavização das medidas de luta contra a Covid-19 para os mais jovens a partir de 26 de abril.

"Estamos a ultimar uma medida tendo como ponto de partida a Lei de Saúde Pública, uma medida que temos de estudar e será acertado com o comité científico a idade mínima para que possam sair", explicou. "Logicamente, e tendo como ponto de referência a Lei de Saúde, será os 12 anos."

“Este estado de emergência não será igual aos anteriores. Vamos estar em diferentes ‘estados de emergência’” até um verdadeiro regresso à normalidade, declarou.

Para tal, é preciso diminuir o número de novos contágios, sendo que a estratégia nesse sentido passará agora a ser feita de acordo com o nível de infeções por território de Espanha, adiantou Sánchez, porque "as realidades são distintas e a incidência e o impacto da pandemia é diferente [em cada território]."

Pedro Sanchez avisa: “quando voltarmos a sair à rua, vamos encontrar os estragos de uma guerra, mas sem bombas”. Mas deixa um compromisso: “não deixar ninguém para trás”.

“Essa tem sido a máxima deste Governo nesta pandemia”. Por isso, a mensagem é de esperança. "Jamais poderíamos imaginar que isto nos iria suceder, mas vamos recuperar, tenho isso muito claro."

Atenção aos “lobos do populismo”, avisa Sanchez

No discurso, o chefe do Governo espanhol lançou ainda um repto à União Europeia (UE), para que reaja com rapidez e em conjunto para ajudar os Estados-membros a combater a pandemia de Covid-19.

"Não há futuro sem solidariedade nem porvir sem união. A Europa somos todos nós e agora é o momento de o demonstrar", apelou Sánchez, garantindo que as recentes reuniões entre Estados-membros estão a dar frutos.

“A Europa não deve permitir que os lobos do populismo aproveitem a crise para difundir a sua mensagem de ódio”, avisou ainda.

Espanha é o terceiro país do mundo com mais mortes por cada milhão de habitantes por causa do novo coronavírus, depois dos Estados Unidos e de Itália.


A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 154 mil mortos em todo o mundo e infetou mais de 2,2 milhões de pessoas. Mais de 497 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+