Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

A embrulhada

17 abr, 2020 • Opinião de Ribeiro Cristovão


A contratação de Rúben Amorim promete tornar-se num caso que, aliás, começou logo no momento do anúncio da sua contratação.

O Sporting meteu-se numa embrulhada da qual vai ter alguma dificuldade em sair. A contratação de Rúben Amorim promete tornar-se num caso que, aliás, começou logo no momento do anúncio da sua contratação.

Não obstante os reconhecidos sucessos alcançados à frente da equipa do Sporting de Braga, a verdade é que a inexperiência do técnico e sobretudo a ausência de uma carta de alforria que pudesse ser olhada sem desconfianças, lançaram sobre a família leonina uma enorme onda de perplexidade que rapidamente se transformou em grito de protesto.

É que impressionaram sobretudo os números chegados à praça pública relativos a uma transferência que, como se não bastasse, também estava envolvida em polémica entre as direcções dos clubes de Alvalade e da Pedreira.

De facto, chamar para os seus quadros um funcionário com custos elevados a dez milhões de euros, e juntando-lhes uma soberba remuneração anual, dois milhões e meio de euros, tornou estridentes os gritos de protestos dos adeptos, e de espanto de muitos que não gastam da loja verde e branca.

A chegada de uma pandemia, que transformou por completo a vida dos portugueses, parecia ter entretanto chutado para canto a discussão à volta de contratação tão discutível: o futebol parou, os leões atravessavam finalmente um período sem conhecer derrotas, e só envergonhadamente alguns discutiam acerca do que se poderá passar a seguir.

Eis que entretanto, o Sporting volta a ser cabeça de cartaz acusado de não ter pago em tempo devido aquilo com que se havia comprometido quando fechou o negócio com os minhotos.

António Salvador reclama a quantia que lhe é devida, enquanto Frederico Varandas, ou alguém por ele, afirma peremptoriamente que só pagará lá mais para a frente, invocando aspectos que sustenta como legais face à conjuntura que atravessamos.

Seja como for os responsáveis leoninos não ficam bem nesta fotografia, e a pandemia não justifica tudo. Daí que este seja mais um acto de gestão alvo de muitas críticas, com consequências difíceis de adivinhar, e mais um rombo num casco já muito fustigado noutros momentos em que o caminho escolhido não terá sido o mais recomendável.

Se os dirigentes do Sporting não tinham dinheiro para levar por diante uma operação de tal envergadura, ou se estavam a contar com ovos que afinal a galinha não pôs, deveriam ter avaliado tudo aquilo que poderia acontecer a seguir.

É que este não é, e vai ser cada vez menos, o tempo dos milagreiros. Ou, por outras palavras, como dizia em tempos o falecido jornalista Neves de Sousa, “quem não tem competência, não se estabelece”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Carreira
    18 abr, 2020 Estoril 11:41
    Impressionante como se preocupa tanto com o Sporting quando se devia de preocupar com outras alternadeiras e toupeiras. O Sporting serve sempre de escape para tapar outras vigarice e do tráfico. Alguém anda a dormir mal por causa do Rui Pinto e nada como colocar um vermelho como juiz do processo, por acaso e só o mesmo do E-Toupeira. A justiça que se cuide Sr. Cristóvão pois nada vai ser como dantes. Tenham cuidado e não "MARREM" sempre com o mesmo. Respeitem o clube porque a partir de agora podem sair muitas traficanices.
  • Ricardo Martins
    17 abr, 2020 Lisboa 20:56
    OPS o Dr. Coragem agora depois de contratar o 5 treinador em 19 meses é que começa a ser criticado pela imprensa , mas este escriba que apoiou o dr. Varandas desde a 1ª hora tal era o ódio a BDC , é o último no universo a ter qualquer tipo de autoridade moral para criticar o pseudo presidente do SCP , votou nele aguente . Alias andava pelo pavilhão na AG de expulsão todo contente, a passear-se com os 17 votos que os estatutos miseráveis do SCP lhe confere.
  • Juíz Vermelho
    17 abr, 2020 Catedral da Luz 14:53
    Quem não sabe ser caixeiro, fecha a loja... Arranjem outra administração
  • António Marques
    17 abr, 2020 Sintra 10:34
    A azia deste individuo continua ...