Tempo
|
A+ / A-

"Não é para ir comprar pão de ló"

Governo levanta cerca sanitária em Ovar (com restrições)

17 abr, 2020 - 16:57 • Redação

População pode voltar a entrar e sair do concelho para trabalhar, mas quem tem mais de 60 anos não vai regressar, para já, ao emprego, por razões de saúde e segurança, anuncia ministro da Administração Interna. Deslocações só para trabalhar, comprar bens essenciais ou por razões de saúde.

A+ / A-

Veja também:


O Governo anunciou esta sexta-feira o levantamento da cerca sanitária em Ovar, a partir da meia-noite, "mediante a aplicação de limitações especiais". A medida estava em vigor há um mês devido à pandemia de Covid-19.

A decisão foi divulgada no final da reunião do Conselho de Ministros, pela ministra da Presidência, Maria Vieira da Silva.

“Queria salientar o reconhecimento pelo esforço que a população do concelho de Ovar demonstrou no cumprimento de regras muito estritas, que permitiram uma significativa mitigação dos efeitos da pandemia nesse município”, começou por referir, por seu lado, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

A cerca sanitária é levantada em Ovar, após avaliação da Direção-Geral da Saúde (DGS) e ouvida a autarquia, mas o Governo anuncia um conjunto de limitações.

"Não decorre daí que deixem de existir restrições a liberdades, designadamente à liberdade de circulação no município de Ovar. Aplicam-se, não só, aquelas regras que estão em vigor em todo o território nacional, mas também um conjunto de restrições que, de qualquer modo, permitirão aos cidadãos de Ovar ir trabalhar para fora do concelho", explica o ministro da Administração Interna.

A população pode sair para trabalhar noutros concelhos e pessoas de foram podem entrar para trabalhar em Ovar. Só podem regressar às empresas para trabalhar pessoas até aos 60 anos de idade, por razões de segurança.

"Aqueles que residindo fora do concelho podem reentrar em Ovar e voltar a trabalhar em empresas do concelho, mas mantendo-se aquilo que são regras muito especiais de organização da atividade industrial, limitação do trabalho para aqueles que têm mais de 60 anos, obrigação de estruturação das empresas de modo a que se garantam não só condições de higiene que previnam pandemia, mas modelos de organização da atividade laboral compatíveis com a circunstancia de nunca conviverem no mesmo espaço empresarial mais de um terço dos trabalhadores", sublinha Eduardo Cabrita.

"Não é possível ir passear a Ovar"


As forças de segurança permanecerão de forma muito ativa em Ovar, garantindo que as restrições vão ser cumpridas, por forma a vencer a batalha contra a Covid-19, frisou o governante.

"Mantêm-se restrições. Não é possível ir passear a Ovar ou comprar pão de ló, por exemplo, ou não poderemos ir às zonas balneares que existem no concelho", sublinha Eduardo Cabrita.

As deslocações são para trabalhar, por motivos de saúde ou compra de bens essenciais, salientou.

O ministro da Administração Interna faz um balanço muito positivo das últimas duas semanas do estado de emergência.

Ainda assim, as forças de segurança procederam à detenção de 177 pessoas durante as últimas duas semanas de estado de emergência, anuncia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Um total de 41 pessoas foram detidas por violação da obrigação de confinamento, 79 por violação do dever geral de recolhimento no domicílio, 20 por violação da cerca sanitária em Ovar e 17 por violação das obrigações de encerramento de estabelecimento.

O ministro da Administração Interna revela que há 172 casos confirmados de Covid-19 entre as forças de segurança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 17 abr, 2020 18:59
    " NÃO É POSSÍVEL IR A ovar COMPRAR PÃO de LÓ ", disse o Senhor Ministro. Mas logo de seguida disse que as Forças de Segurança irão DESENHAR como proceder no próximo dia um de maio, para os FERVOROSOS poderem FESTEJAR. A Este Senhor Ministro pergunto; se eu não posso ir a Ovar comprar Pão de Ló, como me é DADA AUTORIZAÇÃO para ir AQUI, ALI e ACOLÁ festejar o Primeiro de Maio? Pergunto também porque não me foi dada a possibilidade de FESTEJAR a PÁSCOA mesmo seguindo as REGRAS de DISTÂNCIA entre Pessoas. Não, não pense o Senhor nem o Senhor Presidente da República, muito MENOS o Senhor Presidente da Assembleia da República que me CALAREI por esta DUALIDADE de REPRESÁLIAS as MÁS e as assim/assim. Digo isto sem TEMER e porque o Senhor Presidente da República disse " NÃO PODEMOS BRINCAR EM SERVIÇO " e eu aqui não estou a BRINCAR, pois quando vou ao MAR afasto-me das ondas para não MORRER na PRAIA. Por outro lado devo dizer ao Senhor Presidente da Assembleia da República que o VINTE E CINCO DE ABRIL foi levado a cabo com SUCESSO por uma GRANDE MAIORIA de JOVENS como eu " CATÓLICOS "para por FIM á arrogância e principalmente para que este País tratasse os PORTUGUESES por IGUAL. Foi com essa finalidade e não para dar a UNS o PRAZER e a outros o DESPREZO. Se o Santuário de Fátima foi ENCERRADO encerrem a Assembleia da República no dia 25 deste mês e aí SIM venha RECLAMAR para Si a democracia. Sou Português e como tal tenho ( temos ) direito ao RESPEITO.

Destaques V+