Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Governo intensifica testes nos lares de idosos do Norte

17 abr, 2020 - 18:06 • Redação

“Teremos condições para realizar mil novos testes diários", avança o ministro da Administração Interna.

A+ / A-

Veja também:


O Governo vai reforçar a realização de testes Covid-19 aos trabalhadores e utentes dos lares de terceira idade, sobretudo, na região Norte, anunciou esta sexta-feira o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

A partir de segunda-feira, o programo “terá incidência especial na região Norte do país, devido ao número de residentes em lares e ao número de casos na região”, disse o governante na conferência de imprensa do Conselho de Ministros.

“Teremos condições para realizar mil novos testes diários, de acordo com prioridades articuladas com a Área Metropolitana do Porto e comunidades intermunicipais da região Norte”, explica Eduardo Cabrita.

Nas próximas semanas todos os trabalhadores de lares de idosos serão testados, adiantou o ministro da Administração Interna.

De acordo com Eduardo Cabrita, estão garantidos 10 mil lugares de acolhimento de retaguarda para para utentes que tenham de ser retirados de lares de idosos e que não estejam doentes com Covid-19.

Há também cerca de 1.200 camas para infetados, com apoio de estruturas locais, hotéis, das forças armadas, "que nos permitirão instalar, com apoio médico e recursos humanos adequados, pessoas que tenham de ser retiradas nos lares", adiantou.

Também esta sexta-feira, o secretário de Estado da Mobilidade e responsável pela coordenação do Estado de Emergência no Norte revelou que foram criadas 373 Zonas de Apoio à População para resposta de retaguarda, destas 185 destinam-se aos utentes dos lares.

Eduardo Pinheiro falava no Porto, onde reforçou que o Governo vai intensificar a realização de testes nos lares da região, durante as próximas semanas.

Em declarações aos jornalistas, o governante salientou que, para além da importância da realização de testes de rastreio à covid-19, será determinante o reforço de estruturas de apoio para o acolhimento de utentes infetados, nomeadamente nos lares de idosos.

"A primeira opção é sempre separá-los dentro da Instituição. (...) Contudo, e porque nem sempre é possível, temos de assegurar a saúde de todos, infetados e não infetados. Para isso foram criadas, por iniciativa dos municípios, as ZAP - Zonas de Apoio à População que disponibilizam apoio de retaguarda", referiu.

Nesta fase, revelou aquele responsável, a região Norte tem 373 ZAP, sendo que destas, 185 destinam-se a utentes dos lares.

Para além destas zonas de apoio, poderão ainda ser acionadas as estruturas de apoio das Forças Armadas, situadas em Braga, Vila Real e também o Hospital Militar do Porto que poderá servir de reforço às ZAP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+