Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Atenção: "não existe nenhum levantamento de medidas"

17 abr, 2020 - 20:46 • Eunice Lourenço

Alerta é do Governo. Restrições à circulação e ao funcionamento de estabelecimentos comerciais só começarão a ser levantadas em maio e estão sujeitas a avaliação e mesmo a recuos, admite a ministra da Presidência.

A+ / A-

Veja também:


Apesar de o decreto presidencial que renova o estado de emergência admitir abertura faseada de algumas atividades económicas, o Governo alertou esta sexta-feira que as restrições à circulação de pessoas e à abertura de espaços comerciais se vão manter nas próximas duas semanas como até aqui.

“Não existe nenhum levantamento de medidas face ao que aconteceu na última quinzena”, repetiu várias vezes a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na conferência de imprensa desta sexta-feira à tarde, que serviu para explicar o decreto que regulamenta as próximas duas semanas de estado de emergência.

“Nos restantes 15 dias do mês de abril mantemos genericamente as medidas que foram definidas” até aqui, disse Mariana Vieira da Silva, explicando que as próximas duas semanas vão servir para preparar as medidas que podem vir a ser tomadas em maio. “Passaremos os próximos 15 dias a organizar o levantamento destas medidas”, garantiu a ministra.

“Essa medidas [de levantamento] serão sempre progressivas, serão sempre avaliadas e julgo que é muito importante que tenhamos todos consciência de uma coisa que temos vindo a falar e que é muito notório nas reuniões com especialistas: as medidas têm de ser sempre ponderadas, temos de dar tempo para avaliar o efeito de cada medida numa pandemia e são sempre alvo de ajustamentos e mesmo recuos”, acrescentou Mariana Vieira da Silva, admitindo assim que pode haver recuo em medidas em função dos efeitos na progressão da epidemia de Covid-19.

A circulação de pessoas continuará, portanto, condicionada às deslocações necessárias para trabalhar, ir às compras, aos serviços de saúde, á farmácia ou prestar assistência a familiares. “O que significa que as viagens de passeio, de férias ou de fim-de-semana prolongado estão impedidas porque só são permitidas as saídas de casa para condições especificas, nas quais não está um passeio de três dias”, alertou a ministra quando foi questionada sobre a possibilidade de os portugueses aproveitarem o fim-de-semana alargado de 1 a 3 de Maio para um passeio ou umas mini-férias.

O novo período de estado de emergência começa às 00h deste sábado, dia 18 de abril, e termina às 23h59 do dia 2 de maio. As restrições impostas pelo primeiro decreto do estado de emergência, que continuam em vigor até maio, podem ser consultadas aqui.


Evolução da Covid-19 em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Oliveira
    17 abr, 2020 23:30
    Estão a fazer um foguetório tão grande com o levantamento das medidas de contenção, que têm de vir dizer que ainda estamos no estado de emergência! Mas o exemplo que dão com as comemorações do 25 de Abri e do 1.º de Maio permite pensar que tudo está bem. Uns irresponsáveis estes nossos dirigentes.

Destaques V+