Tempo
|
A+ / A-

Ansiedade pelo final de um mês de "prisão domiciliária" em Ovar

17 abr, 2020 - 14:22 • João Fonseca

Rui Palavra, presidente da Ovarense, fala da lição aprendida depois de uma quarentena que pesou mentalmente. Basquetebol deve terminar época sem campeão e sem Supertaça.

A+ / A-

Veja também:


Rui Palavra é o presidente da Ovarense Basquetebol e, em entrevista a Bola Branca, dá conta do estado de "ansiedade" que se vive na cidade com a perspetiva do levantamento da cerca sanitária, imposta há um mês, como forma de conter a propagação do novo coronavírus.

O dirigente confessa que este tem sido um tempo que "afeta mentalmente" e de seguida atira, "em jeito de brincadeira", que os ovarenses têm vivido "em prisão domiciliária". Contudo, e perante a hipótese de nas próximas horas terminar o estado de calamidade no concelho, é preciso, sublinha, reforçar que "o perigo continua" e deixar um alerta às pessoas para que não tentem "recuperar rapidamente" o tempo já passado em suas casas.

Rui Palavra manifesta, ainda, o desejo de que "tudo corra bem". Um desejo alicerçado numa "esperança" de que todos olhem "o mundo de forma diferente", no futuro.

Um mês depois, ovarenses esperam o fim da cerca sanitária. "Somos tratados como leprosos"
Um mês depois, ovarenses esperam o fim da cerca sanitária. "Somos tratados como leprosos"

Desporto parado e campeonato de basquetebol sem campeão

Ovar é a casa de uma das equipas históricas do basquetebol nacional, a Ovarense. Depois da paragem de todas as competições e eventos desportivos, defende o presidente do emblema vareiro, este é o momento para se começar a olhar "para a próxima época".

Neste contexto, defende que após esta temporada "atípica", no principal campeonato da modalidade, não deve existir "atribuição de campeão". Rui Palavra argumenta que ainda se estava na fase regular e que várias equipas poderiam disputar o 1.º lugar, que é ocupado pelo Sporting.

Assim, e na sequência desta ideia, o dirigente também admite que sem campeão "não fará sentido haver Supertaça" no início da próxima época. Considerações de Rui Palavra, numa altura em que ainda não foram tomadas decisões sobre como proceder. É expectável que na próxima semana, a Federação Portuguesa de Basquetebol anuncie alguma determinação, após reunião que está em agenda.

Já sobre as equipas que competirão internacionalmente nas provas europeias, sustenta o presidente da Ovarense, terá de ser a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), organismo que superintende a modalidade a nível mundial, a estabelecer "o escalonamento" dos que poderão participar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+