Tempo
|
A+ / A-

Salvador Malheiro prevê levantamento da cerca sanitária em Ovar esta sexta-feira

16 abr, 2020 - 09:02 • Sílvio Vieira

O autarca fundamenta a convicção nos bons resultados obtidos em matéria de saúde pública no concelho, nas últimas semanas, no sinal que se pretende dar à economia e no otimismo prudente dos governantes e dos cientistas. Ovar cumpre, esta sexta-feira, um mês de isolamento, desde que foi decretado o estado de calamidade no munícipio.

A+ / A-

Veja também:


O presidente da Câmara de Ovar prevê que a cerca sanitária que isola o concelho será levantada esta sexta-feira, dia em que se assinala um mês da sua imposição e em que o estado de emergência nacional deverá ser renovado por mais duas semanas. A 17 de março foi decretado estado de calamidade em Ovar, de forma a conter a propagação do novo coronavírus.

"Não tenho muitas dúvidas que o estado de calamidade em Ovar será levantado, passando ao estado de emergência nacional que vigora e vigorará no resto do País, retirando-se por consequência a cerca sanitária a partir do dia 17 de abril", escreveu Salvador Malheiro, no Facebook, depois de ter participado na reunião no INFARMED e de ter escutado a opinião dos especialistas.

O autarca fundamenta a sua opinião, por um lado, nos efeitos positivos que a cerca sanitária produziu no concelho "em matéria de saúde pública" e no facto de "existir uma verdadeira máquina municipal de saúde, instalada em Ovar, capaz de fazer face a eventuais percalços". Por outro lado, "no sinal que se pretende dar já à economia" e no "otimismo prudente, reinante nos nossos governantes e na classe científica relativamente ao panorama nacional".

Salvador Malheiro salvaguarda que a imposição da cerca sanitária foi determinante para evitar uma catástrofe. O isolamento permitiu "adaptar e reforçar o sistema de saúde municipal e iniciar atividade do tecido insutrial de forma faseada e com segurança", observa.

O presidente da Câmara de Ovar termina com uma mensagem de esperança e prudência. Manifesta confiança que o combate à Covid-19 será vencido, mas ressalva que "o nosso sucesso depende do comportamento de cada um de nós".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario Rodrigues
    18 abr, 2020 Leiria 02:06
    Há jornalistas que continuam a utilizar a designação "cerca sanitária". Em português, castelhano, francês, italiano e inglês, a designação científica e lexicograficamente correcta é "cordão sanitário"! Podem procurar em todos os dicionários impressos em Portugal desde o século XVIII!...

Destaques V+