Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Povos de língua portuguesa consagram-se a Nossa Senhora da Lapa

14 abr, 2020 - 18:33 • Filipe d'Avillez

O mais antigo santuário mariano em Portugal será palco de mais uma consagração em tempos de pandemia.

A+ / A-

Os países de língua portuguesa e mais de 60 santuários em todo o mundo, estarão reunidos espiritualmente na quarta-feira para se consagrarem a Nossa Senhora da Lapa, a mais antiga devoção mariana em território português.

Segundo uma nota enviada à Renascença pelo santuário, que se situa na diocese de Lamego, o motivo desta consagração é precisamente a pandemia de coronavírus que assola o mundo.

A consagração terá lugar às 16h de quarta-feira.

“Atendendo ao momento de dor e sofrimento que a pandemia, provocada pela Covid-19, está a provocar em todo o mundo, o Santuário de Nossa Senhora da Lapa tomou a iniciativa de invocar a proteção maternal da Mãe de Deus, de forma muito especial para todos os povos de língua portuguesa e, mais concretamente, para as comunidades onde o culto secular à Senhora da Lapa continua presente”, diz o comunicado.

“Na impossibilidade de nos reunirmos fisicamente no Santuário-mãe, na diocese de Lamego, vimos por este meio convidar os devotos da Senhora da Lapa, espalhados pelos quatro cantos do mundo, a associarem-se a nós e a acompanharem-nos espiritualmente, através das redes sociais e outros meios de comunicação”, lê-se ainda.

Em declarações à Renascença, o reitor do Santuário, padre Alves de Amorim, explica por que razão se decidiu que a consagração abrangesse todos os países e territórios de língua portuguesa.

“Porque este santuário divulgou-se precisamente por esses povos e chegou a ter presença no Brasil, em África, na Índia e a devoção à Senhora da Lapa permanece ainda hoje em mais de 60 lugares, de uma maneira viva. Por isso amanhã todos esses povos e santuários derivados deste são convidados para se associarem a esta consagração”, diz.

“Convidamos toda a gente para se associar a esta oração, para que Nossa Senhora da Lapa nos proteja”, conclui.

Segundo o santuário esse acompanhamento pode fazer-se através da página de Facebook do local de culto e também através da Rádio TV Alive FM.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+