Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Primeiro-ministro garante acesso digital a todos os alunos no próximo ano letivo

15 abr, 2020 - 10:30 • Redação com Lusa

António Costa e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, marcaram presença no evento de lançamento do #EstudoEmCasa, a nova telescola.​

A+ / A-

António Costa garante que "no início do próximo ano letivo teremos assegurada a universalidade do acesso digital, quer de rede, quer de equipamento, quer de conteúdos, para que todos, estejam em que ano estejam, vivam onde vivam, possam ter acesso aos conteúdos digitais".

O primeiro-ministro reconhece que "há um conjunto de alunos que não tem acesso as plataformas digitais e por isso era preciso complementar isso com uma oferta que chegasse a todos, por isso criamos este programa do #EstudoEmCasa". Foi no evento de lançamento do #EstudoEmCasa, a nova telescola, nos estúdios da RTP, que fez o anúncio.

Todavia, salienta, esta "é uma oferta complementar e não substitui o trabalho que os professores vão continuar a fazer". Para já esta é a resposta possível, porque "a vida não pode parar", conclui.

"Um canal do antigamente a tratar do futuro do nosso país".

O programa #EstudoEmCasa arranca na próxima segunda-feira, 20 de abril, no canal RTP Memória, escolhido porque está disponível na TDT. Era importante para nós ter um canal acessível a todos", assinala o ministro da Educação.

Teremos assim, como destaca, "um canal do antigamente a tratar do futuro do nosso país". Tiago Brandão Rodrigues deixa ainda uma palavra de apreço aos professores, "verdadeiros heróis" na forma como estão a adaptar o ensino em tempo de pandemia.

O projeto #EscolaEmCasa visa a produção e disponibilização de conteúdos educativos para o ensino básico, ou seja, para alunos entre o 1.º e o 9.º ano. O ministério da Educação divulgou na passada sexta-feira os horários das aulas do #EstudoEmCasa.

A nova telescola vai ocupar a grelha das 9h00 às 17h50, de segunda a sexta-feira, com conteúdos organizados por anos letivos. Os conteúdos pedagógicos estão agrupados por: 1.º e 2.º anos, 3.º e 4.º anos, 5º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano.

À exceção das aulas de educação artística, que se destinam a todos os alunos, a grelha está organizada por escolaridade e a parte da manhã está reservada às aulas do 1.º ao 6.º ano, enquanto os conteúdos para os alunos do 7.º ao 9.º ano são transmitidas à tarde.

Os diferentes anos são agrupados em grupos de dois e, por isso, os alunos do 1.º ano vão partilhar a matéria com os alunos do 2.º ano, à semelhança dos alunos dos 3.º e 4.º anos, 5.º e 6.º anos e 7.º e 8.º anos, sendo a exceção as aulas do 9.º ano.

A programação vai incluir disciplinas como Educação Física, Literatura, Alemão, Francês e Espanhol até 30 minutos diários de iniciação ao Português para falantes não-nativos. Já os alunos 1.º ciclo vão ter trinta minutos semanais de leitura e para os 5.º e 6.º vai haver “oficina de escrita”.

A cidadania é transversal a todos os anos de escolaridade e vai ser abordada no contexto de várias disciplinas, como Estudo do Meio, História, Geografia ou Ciências Naturais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+