Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Isolados em casa, os portugueses não compram carros

15 abr, 2020 - 20:37 • Sandra Afonso

Maioria das vendas corresponde a encomendas anteriores a 16 de março.

A+ / A-

Veja também:


Os stands estão fechados, a Associação Do Comércio Automóvel De Portugal (ACAP) aponta para uma queda de 86% em abril nas vendas e diz que o sector está em crise, pedindo medidas ao governo.

Em comunicado, a ACAP revela que na primeira metade do mês as vendas de ligeiros de passageiros desceram 86%, em comparação com 2019. Foram registadas 838 novas matrículas, que comparam com 6.208 que deram entrada no mesmo periodo do ano passado. Além disso, a maioria das vendas corresponde a encomendas anteriores a 16 de março.

Com esta quebra, não são só as empresas que perdem: nos cofres do Estado vão entrar menos 15 milhões de euros, só por conta das duas primeiras semanas de abril.

Segundo Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP, esta forte quebra surge depois de um mês em que já se tinham registado quebras acentuadas, acima de 50%, e "no mercado de viaturas usadas a situação é mais complicada ainda”.

A associação lembra que o “setor automóvel é responsável por 21% do total de receitas fiscais, por 25% das exportações de bens transacionáveis, representa 19% do PIB e emprega diretamente 200.000 pessoas”.

A ACAP vem agora propor ao executivo de António Costa uma lista de medidas, para minimizar o impacto desta crise e relançar a procura:

  • Aumento imediato da linha de apoio à compra de veículos elétricos, com subida da dotação em 100%;
  • Plano de incentivo ao abate de veículos em fim de vida (com mais de 12 anos);
  • Suspensão de pagamento de IUC;
  • Linha de crédito específica para as empresas do setor, com parte do capital a fundo perdido.

Portugal regista 599 mortos associados à covid-19 em 18.091 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia. Relativamente ao dia anterior, há mais 32 mortos (+5,6%) e mais 643 casos de infeção (+3,7%).

Das pessoas infetadas, 1.200 estão hospitalizadas, das quais 208 em unidades de cuidados intensivos, e 383 foram dadas como curadas.

Portugal está em estado de emergência desde 19 de março, que deverá ser renovado esta semana por um novo período de 15 dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+