Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Refugiados sírios oferecem refeições a profissionais de saúde. "Uma lição de vida" para quem recebe

14 abr, 2020 - 16:01 • Inês Rocha com Reuters

"Em tudo o que fazemos aqui em Portugal, tentamos retribuir às pessoas que nos receberam de braços abertos", diz o casal de refugiados sírios, que cozinha gratuitamente para profissionais de saúde no seu restaurante em Lisboa.

A+ / A-

Veja também:


Cansado e cheio de fome, o enfermeiro Nuno Delicado teve uma surpresa agradável quando um restaurante sírio local enviou comida, de forma gratuita, para serviço de urgência do hospital de São José, em Lisboa, onde tem lutado contra o surto de coronavírus.

Mas foi a história de humildade daqueles que preparam as refeições que o surpreendeu.

O restaurante Tayybeh abriu no início de fevereiro na zona de Moscavide, em Lisboa, pela mão de um casal de refugiados que fugiu da Síria, assolada pela guerra há nove anos.

Desde meados de março, Ramia Abdalghani e Alan Ghumim, ambos com 36 anos, estão a oferecer refeições a profissionais de saúde que combatem a pandemia na capital.

"Fomos ajudados por pessoas que viveram uma situação dramática", disse Delicado, de 33 anos, em entrevista à agência Reuters. "Foi uma grande lição de vida para todos nós."

"Isso mostrou-nos que, como sociedade, precisamos de nos amparar uns aos outros."

Com mais de 17 mil casos confirmados em Portugal, a maioria dos profissionais de saúde já não têm tempo de preparar refeições em casa, e como muitas cantinas dos hospitais estão fechadas, têm de contar com restaurantes como o Tayybeh, explicou Delicado.

O casal mudou-se para Portugal há quatro anos, mas foi só no ano passado, após algumas outras empreitadas, que abriram o estabelecimento em Lisboa, onde moram com os dois filhos.

A família queria mostrar aos portugueses o que é a cozinha síria.

"Não somos só tanques e espingardas. Temos uma cultura, cidades históricas, temos muita coisa – é isso que tentamos mostrar aos nossos clientes", explica Alan.

Os quatro refugiados sentiram-se em casa assim que chegaram a Portugal, conta. Por isso, quando o coronavírus chegou, quiseram fazer algo para ajudar a sua nova comunidade.

"Quando fugimos de uma guerra, sentimos o desastre, mas também percebemos quem está ao nosso lado. Por isso, em tudo o que fazemos aqui em Portugal, tentamos retribuir às pessoas que nos receberam de braços abertos."

Os profissionais de saúde só precisam de ligar, de dizer ao restaurante a quantidade de comida que precisam e o casal coloca mãos à obra. O restaurante confeciona todo o tipo de pratos sírios, do popular Daoud Basha ao cremoso húmus.

Os trabalhadores podem ir buscar a comida diretamente ao restaurante, durante o dia ou à noite.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Abdelhadi Albkour
    14 abr, 2020 1/ 2/ 1984 23:00
    Desejo a todos segurança portuguesa

Destaques V+