Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UE reforça orçamento de 2020 para combate ao coronavírus

14 abr, 2020 - 13:28 • Redação com Lusa

Estados-membros adotam aumento de 3,57 mil milhões de euros na dotação das autorizações, para total de 172,2 mil milhões.

A+ / A-

Veja também:


O Conselho da União Europeia (UE) adotou, esta terça-feira, duas emendas ao orçamento comunitário para este ano, permitindo libertar fundos para reforçar o combate à pandemia do novo coronavírus nos sistemas de saúde.

Os 27 Estados-membros adotaram, por procedimento escrito, um aumento de 3,57 mil milhões de euros na dotação das autorizações, para um total de 172,2 mil milhões. Estes compromissos jurídicos são para gastos que não têm necessariamente de ser desembolsados no mesmo ano, ou seja, podem ser desembolsados ao longo de vários anos.

A dotação de pagamentos, que têm de ser usados este ano, foi aumentada em 1,6 mil milhões de euros, para um total de 155,2 mil milhões.

“A nossa maior prioridade é ajudar os sistemas de saúde nacionais a enfrentarem o surto da Covid-19”, refere o Conselho, em comunicado.

O Conselho acrescenta que "as verbas disponibilizadas são destinadas a financiar equipamento médico, a disponibilização de hospitais de campanha e a transferência de pacientes para outros Estados-membros”.

A Europa é o continente mais afetado pela pandemia do novo coronavírus, responsável pela infeção Covid-19, com mais de 962 mil infetados e cerca de 80 mil mortos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+