Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Páscoa 2020

“Esta Páscoa ficará para sempre nas nossas memórias”, diz D. Jorge Ortiga

12 abr, 2020 - 15:50 • Ecclesia

Arcebispo primaz destaca impacto do isolamento social e convida a vivência pascal à imagem do início do Cristianismo

A+ / A-

O arcebispo de Braga destacou este domingo, na Missa de Páscoa a que presidiu no Paço episcopal, o impacto de uma celebração sem a manifestação pública “dos sinais do ressuscitado”.

“Esta Páscoa ficará para sempre nas nossas memórias, não por razões de tristeza, mas porque fizemos uma experiência profunda de encontro com o Senhor”, referiu D. Jorge Ortiga, numa Eucaristia transmitida online.

O arcebispo primaz destacou que o isolamento provocado pela pandemia de Covid-19 levou muitos a perceber mais “o valor dos afetos, da família, do trabalho” e o “valor sagrado da vida”.

“A vida é, sem dúvida nenhuma, o maior ativo de um povo”, acrescentou.

D. Jorge Ortiga falou num ano diferente, porque mesmo em tempos de fome ou guerra, no passado, “nunca faltou a presença uns dos outros, o sentido comunitário da Páscoa”.

“Somos levados a fazer a experiência doméstica das primeiras comunidades”, convidou.

O arcebispo de Braga referiu que este tempo pode ajudar a viver a Páscoa com outra “intensidade e profundidade”, sem se prender “ao que é exterior”.

“Com muita facilidade podemos prender-nos à casca e perder o tesouro que está dentro”, observou.

O responsável católico aponta a um tempo de aprendizagem para o pós-pandemia, com o regresso ao essencial, recordando a necessidade de tempo, de oração, de encontro com os outros.

“Nesta preocupação de voltarmos ao que é essencial, isso mesmo acontece com a nossa fé”, realçou.

No fim da Missa, o arcebispo primaz quis “renovar a confiança na ressurreição do Senhor”, lendo um poema de Miguel Torga: “Vamos, ressuscitados, colher flores!”.

D. Jorge Ortiga agradeceu a adesão à proposta feita de construir uma cruz, no início da Semana Santa, colocando flores na Vigília Pascal.

“Nós podemos florir as cruzes da nossa vida”, concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+