Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bastonário dos Médicos à Renascença

Covid-19. "Era de bom tom haver equilíbrio" entre doações de privados e material adquirido pelo Governo

10 abr, 2020 - 23:39 • Pedro Mesquita , Joana Azevedo Viana

"Se o Estado deve ou não deve regular esta questão das doações privadas em estado de emergência é outra questão que pode ser discutida", diz bastonário da Ordem dos Médicos, após divulgação de dados pelo Ministério da Saúde esta sexta-feira. Apesar da crítica, Miguel Guimarães elogia a distribuição já feita. "Tem em atenção o número de doentes que existem e as necessidades dos hospitais."

A+ / A-

Veja também:


O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que "a transparência na distribuição" de ventiladores e de equipamentos de proteção pelo Governo "é importante", por permitir a médicos e farmacêuticos perceberem quais as necessidades que subsistem.

Esta sexta-feira, o Ministério da Saúde revelou que foram distribuídos 302 novos ventiladores pelo país, entre aquisições da Administração Central do Sistema de Saúde, empréstimos e doações de particulares, depois de António Costa ter declarado, em resposta a uma questão da Renascença, que "o Governo não pode responder pelos donativos de material" de combate à Covid-19.

Antes ainda, Miguel Guimarães exigia na Renascença mais transparência da parte do Governo sobre o material já recebido e distribuído.

Sobre as doações privadas, o bastonário dos médicos sublinha que os 78 ventiladores doados até agora "só foram distribuídos no centro do país", provavelmente porque as doações foram feitas "por pessoas ou câmaras municipais do centro do país e, portanto, os ventiladores ficaram todos lá".

E é neste ponto que Miguel Guimarães deixa mais uma sugestão ao Governo, pedindo "equilíbrio" na distribuição do material doado e do material que o Estado está a adquirir.

"Cada privado decide para onde é que vão os seus ventiladores e, numa situação de emergência, era de bom tom que existisse um equilíbrio em função daquilo que são as necessidades. Se o Estado deve ou não deve regular esta questão das doações privadas em estado de emergência, essa é outra questão que pode ser discutida."

O repto foi lançado em nova entrevista à Renascença, na qual o bastonário se diz "satisfeito" com a transparência demonstrada pelo Governo em resposta ao seu pedido.

"Obviamente que fico satisfeito depois do desafio que lancei aqui na rádio Renascença. Acho que esta transparência na distribuição é importante e permite à Ordem dos Médicos e à Ordem dos Farmacêuticos perceber onde devem colocar os seus materiais, em função das necessidades e da distribuição que está a ser feita", diz o bastonário dos médicos à Renascença.

Sobre essa distribuição, Miguel Guimarães deixa elogios à gestão do Governo. "A distribuição feita pelo Estado parece-me perfeitamente equilibrada e tem em atenção o número de doentes que existem e as necessidades dos hospitais."

No comunicado de hoje, o Ministério da Saúde adianta que, a par dos ventiladores, o Governo já recebeu 25 milhões de diversos tipos de material de proteção individual, que serão distribuídos em breve, bem como 900 mil testes de diagnóstico que vão ser entregues na Reserva Estratégica do Ministério da Saúde este domingo.

Veja por onde já foi distribuído o material médico e de proteção individual

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    11 abr, 2020 Coimbra 16:27
    Quem fecha a matraca deste gajo. Só diz asneiras e os seus comentários, revelam a sua total incompetência e desconhecimento. Se ele for tão bom médico, como é a comentar, no papel de bastonário, quem estiver doente deve fugir de ser atendido por ele!
  • Filipe
    11 abr, 2020 évora 01:22
    Boa , assim podem andar mais pessoas na rua no passeio , que descanso . Ou metem as pessoas 20 dias em casa como fez a China ou vão ter uma taxa de mortalidade em Portugal nunca vista na sua história dos últimos 200 anos . Este vírus não brinca aos ventiladores , este vírus é mortal e para muitos que se dizem curados , deixa sequelas para o resto da vida , muito curta .

Destaques V+