Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Marcelo propõe renovação do estado de emergência até 1 de maio. "Não podemos brincar em serviço"

10 abr, 2020 - 13:40 • Cristina Nascimento

"Temos de estar muito focados num combate que ainda não está totalmente ganho", disse o Chefe do Estado.

A+ / A-
"Não podemos brincar em serviço". Marcelo propõe renovação do estado de emergência até ao fim do mês
"Não podemos brincar em serviço". Marcelo propõe renovação do estado de emergência até ao fim do mês

Veja também:


O Presidente da República vai solicitar a renovação do estado de emergência, até ao dia 1 de maio. O anúncio foi feito por Marcelo Rebelo de Sousa numa comunicação ao país.

"Temos de estar muito focados num combate que ainda não está totalmente ganho", disse o chefe do Estado.

"Está formada a minha convicção, como sabem é iniciativa do Presidente da República, quanto à renovação do estado de emergência, até ao dia 1 de maio, pelas 24 horas", disse Marcelo.

Marcelo Rebelo de Sousa abordou várias questões relacionadas com a atual pandemia de coronavírus em Portugal e recordou que já "tinha preparado os portugueses" para um grande aumento do número de infetados.

"Estamos a caminhar para meio da segunda fase" da luta contra o coronavírus, disse Marcelo, lembrando que "é por isso que o esforço desta Páscoa é tão importante".

"Não podemos brincar em serviço, não podemos afrouxar, não podemos, neste momento, decisivo baixar a guarda", reforçou o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa adiantou ainda que na próxima quarta-feira, depois de marcar presença na habitual sessão técnica sobre o evoluir da situação portuguesa, o Presidente irá ouvir o Governo sobre a proposta de renovação do estado de emergência, que terá de ser votada no Parlamento na quinta-feira.

Nesta comunicação ao país, Marcelo Rebelo de Sousa comentou ainda a solução encontrada para a conclusão do presente ano letivo. “Não há propostas perfeitas”, admitiu, considerando que se procurou "a solução possível e no meio de muitas incertezas".

O Presidente da República aludiu ainda à medida que prevê a concessão de indultos especiais a alguns reclusos. Marcelo Rebelo de Sousa reiterou o que já tinha divulgado numa nota disponível no site da Presidência, esclarecendo que o indulto não vai abranger nem homicidas, nem pedófilos.

Noutro plano, considera que o acordo alcançado no Eurogrupo "é um começo", mas que a União Europeia "tem a obrigação de ir mais longe" e olhar além da situação sanitária provocada pela covid-19.

O boletim diário da Direção-Geral de Saúde desta sexta-feira revela que Portugal tem 435 mortos (mais 26 face a quinta-feira) e 15.472 infetados (mais 1.516) devido à pandemia provocada pela Covid-19.

[notícia atualizada às 15h25]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Graça A. Pereira
    11 abr, 2020 PEDRAS PRETAS em PORTO SANTO 00:42
    Ainda há pouco estávamos no 10 de Abril. Seria bem melhor, digo eu, vivermos um dia de cada vez. Logo se verá!!!! Não adianta pormos o carro à frente dos bois Sr. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República. Uma Santa Páscoa Excelentíssimo PRESIDENTE.
  • VITOR GOMES
    10 abr, 2020 PORTO 14:55
    O estado de emergência e fiscalizar mais os espaços e passar multas aos não cumpridores.

Destaques V+