Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reportagem

Coronavírus deixa ruas de Braga vazias em tempo de Páscoa. "Isto é horrível"

09 abr, 2020 - 17:04 • Isabel Pacheco

Aos 79 anos, Luísa diz não ter memória da cidade tão vazia, nem de passar uma Páscoa sem receber a visita pascal, tal como, vai acontecer este ano. Mas, “faz-se o que se pode” para manter o sentido das cerimónias.

A+ / A-

O silêncio “consome” as ruas de Braga. Por esta altura, a cidade estaria invadida por milhares de visitantes que serviriam de “som de fundo” para a Semana Santa. É este silêncio, o que mais entristece Luísa. “Não há tristeza maior. Isto é horrível. Parece que morreu a gente toda”, conta-nos a moradora do centro da cidade.

Aos 79 anos, Luísa diz não ter memória da cidade tão vazia, nem de passar uma Páscoa sem receber a visita pascal, tal como, vai acontecer este ano. Mas, “faz-se o que se pode” para manter o sentido das cerimónias. “Já pus uma cruz em casa com um pano roxo, mas não se pode fazer mais nada”. “A Páscoa vai ter de ser vivida como cada um pode”, lamenta.

As limitações são culpa da pandemia da Covid-19 ou do “bichinho”, como prefere chamar Maria da Conceição. O mesmo culpado que não a vai deixar ver a família ou assistir à eucaristia na Sé Catedral de Braga no Domingo de Páscoa. A alternativa é assistir em direto às eucaristias da Semana Santa via Facebook. “Coisa” que Conceição desconhece. “Não tenho, nem sei”. Prefere a televisão, confessa. Ainda assim “nunca é a mesma coisa”.

A tristeza e as inquietações, sobretudo, dos mais velhos chegam até ao cónego Manuel Joaquim via SMS. “As pessoas dizem que estão cansadas de estarem em casa. Eu compreendo”, conta-nos o pároco da diocese de Braga. “Dou sempre uma resposta” e quando é possível, acrescenta, “faço uma chamadinha” para “reforçar baterias”. E “assim se vai fazendo”.

Mas, se o tempo é de dificuldades, reconhece o cónego Manuel Joaquim, também é de “apelo para que nos centremos no essencial do que celebramos”, lembra.

“Mesmo nas nossas cerimónias, elas podem ser mera ritualidade e, depois, com toda a roupagem e interesses turísticos e tudo o que daí vem. Tudo isso é bom e belo, mas não podemos deixar de nos centrar no essencial que é o rosto de Deus que é o amor”, lembra.

Devido à pandemia da Covid-19, as eucaristias da Semana Santa de Braga são transmitidas em direto através do Facebook. Para tal, foi criado um evento na rede social, a partir do qual se pode assistir também à repetição das transmissões das procissões da Semana Santa de 2019.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+