Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispo do Porto pede fim da "crítica destrutiva e da maledicência" na Igreja

09 abr, 2020 - 19:17 • Henrique Cunha

A maledicência é "mais típica do diabo, que é mentiroso e pai da mentira, do que de cristãos que formam todos o mesmo corpo e que se alimentam do corpo e sangue do Senhor”, disse D. Manuel Linda.

A+ / A-

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, pediu, esta quinta-feira, para que desapareça “de uma vez para sempre, na Igreja a critica destrutiva e a maledicência”.

Na Missa Vespertina da Ceia do Senhor, celebrada esta tarde, na Igreja de São Lourençoiro; D. Manuel Linda apelou a que cada um faça um exame de consciência, avaliando as obras e acções.

"A santidade não é uma qualquer coisa, uma técnica, uma conquista mesmo das nossas boas obras, mas é o próprio ser de Deus em nós”, declarou D. Manuel, para afirmar, de seguida, que “também disto a comunidade crente tem de retirar consequências” e tem de “começar evidentemente por servir os outros, pois o Senhor é peremptório: dei-vos o exemplo para que assim como eu fiz vós façais também”.
D. Manuel Linda pediu que “cada um se examine continuamente e avalie as obras que realiza para se julgar; se são consentâneas com o Deus que opera a nossa purificação”, para, mais adiante, manifestar a vontade de que na Igreja "desapareça de uma vez para sempre essa terrível critica destrutiva e toda a maledicência mais típica do diabo, que é mentiroso e pai da mentira, do que de cristãos que formam todos o mesmo corpo e que se alimentam do corpo e sangue do Senhor”.
Antes, D. Manuel Linda tinha lembrado a ligação dos cristãos ao sangue de Cristo para afirmar que “se corre em nós o sangue de Cristo temos em nós os melhores valores”. De acordo com o bispo “em termos espirituais temos em nós a salvação porque recebemos a transfusão do sangue de Cristo”.
Foi no inicio da celebração que D. Manuel Linda se referiu à situação que estamos a viver e que obrigaram à suspensão das missas com povo. Por esta razão, a Igreja de São Lourenço, popularmente conhecida como “Igreja dos Grilos”, esteve praticamente vazia.
Com o bispo diocesano concelebraram os bispos auxiliares e alguns sacerdotes. Participaram também na Missa da Ceia do Senhor os seminaristas que frequentam o Seminário Maior do Porto. Mas, na homília, o bispo do Porto fez também questão de lembrar a importância da Eucaristia para os cristãos. D. Manuel Linda pediu por isso os fiéis a que “em condições normais não troquem a Eucaristia dominical por nada”.

A Missa da Ceia do Senhor, na Igreja de São Lourenço, foi transmitida em direto na página do semanário diocesano “Voz Portucalense”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Santos
    10 abr, 2020 Tojal 11:03
    Maria Mãe da Bondade em 1 de Abri de 2020 em S. Marcos da Serra, manda um recado para a Igreja Portuguesa: "Abram as portas para os seus paroquianos para que, em união com meus filhos predilectos sacerdotes, e em obediência, celebrem uma hora de Adoração Eucarística Diária para que a criatura humana não resista ao Amor Divino."

Destaques V+