Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Portugueses estão a respeitar o confinamento, mas há distritos mais cumpridores

08 abr, 2020 - 23:00 • Pedro Mesquita com redação

"Estamos a falar de uma queda enorme na mobilidade das pessoas, superior a 50%", aponta o presidente da Associação Portuguesa de Geografia à Renascença, com base em dados compilados pelo Google Maps.

A+ / A-

Queixamo-nos, muitas vezes, da forma como os nossos movimentos são controlados, pela internet, em plataformas como a Google Maps. Mas a verdade é que esses dados estatísticos, disponíveis na rede, nos permitem perceber melhor o grau de isolamento dos portugueses, distrito a distrito, desde 12 de março, quando soaram os alarmes mais fortes para os riscos da pandemia de Covid-19 em Portugal.

Em entrevista à Renascença, José Alberto Rio Fernandes, presidente da Associação Portuguesa de Geografia e especialista em mobilidade, analisa o comportamento dos portugueses até ao dia 29 de março (os últimos dados consultados pela Renascença) com base nessas imagens.

“O que é evidente é o decréscimo abrupto entre os dias 12 e 15 de março, que corresponde ao alarme social associado à Covid-19 e em que há claramente um confinamento das pessoas”, começa por explicar. E acrescenta: “A queda anda acima dos 50%. Mesmo para efeito de trabalho – embora muitos continuem a trabalhar, sobretudo profissionais ligados à saúde ou ligados à alimentação. Mas é, mesmo assim, sempre superior a 50%. Portanto, estamos a falar de uma queda enorme na mobilidade das pessoas – que, de facto, se vão confinar nas residências”.

A conclusão é a de que os portugueses estão a ser cumpridores. Mas há distritos onde são mais cumpridores do que noutros.

“Sim, é verdade. Embora a principal conclusão é verificar que as variações não são muito significativas. Ou seja, há uma boa resposta às orientações que são emitidas a partir do Governo e a partir da Direção-Geral da Saúde – que são genéricas, são nacionais. Aquilo que nós verificamos é que há comportamentos particularmente fortes, ou seja, uma presença particularmente significativa dentro das residências nalguns distritos, como é o caso de Vila Real, Castelo Branco, Évora ou Guarda. Na Madeira também”, explica José Alberto Rio Fernandes.

Segundo o especialista em mobilidade, Lisboa e Porto “acompanham igualmente muito de perto a média”.

“Os únicos distritos onde este aumento não é superior a 20% e, portanto, poderá contar para uma menor presença em casa, é o distrito de Bragança e a situação do arquipélago dos Açores”, lembra. A explicação? “Claro que isso terá que ser afinado, estes motivos. Mas podem, por exemplo, até ter a ver com a possibilidade de um trabalho na agricultura, na proximidade da casa, e portanto não aparece associada imediatamente à residência – mas pode estar no campo, ao lado da casa”, acrescenta José Alberto Rio Fernandes.

O presidente da Associação Portuguesa de Geografia lembra também que é possível perceber onde é que os portugueses vão quando saem de casa em maior número.

“É possível perceber que claramente não vão a centros comerciais, restaurantes e museus: aí a quebra é de 83%. Não vão a parques urbanos, não vão a estações de caminhos de ferro, onde a queda é de 78%. Portanto, onde as quedas são menores é para alimentação e farmácia. E trabalho. Em lugares de trabalho a queda é de 53%”, explica.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 82 mil. Dos casos de infeção, cerca de 260 mil são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 380 mortes, mais 35 do que na véspera (+10,1%), e 13.141 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 699 em relação a terça-feira (+5,6%).


Os números da Covid-19 em Portugal:

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+