Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação “Páscoa em Casa” arranca à meia noite. Quase 50 pessoas detidas por violação do estado de emergência

08 abr, 2020 - 17:35 • Lusa

GNR e PSP fizeram uma atualização do cumprimento das normas ditadas pelo estado de emergência e pedem que as pessoas fiquem em casa no fim-de-semana da Páscoa.

A+ / A-

Veja também:


A PSP e a GNR detiveram quase meia centena de pessoas desde 3 de abril, última sexta-feira, por violarem as restrições em vigor no estado de emergência para conter a pandemia da Covid-19, segundo confirmaram responsáveis das duas forças de autoridade. A operação “Páscoa em Casa” arranca à meia noite, o que implica restrições nas deslocações entre concelhos e outras medidas de exceção.

Em conferência de imprensa conjunta realizada no Ministério da Administração Interna, o superintendente Luís Elias, da PSP, afirmou que a polícia deteve 33 pessoas por violação das disposições do decreto que impôs o estado de emergência.

Dez pessoas foram detidas pela PSP por violarem a obrigação de confinamento por estarem doentes, 18 por violarem o dever geral de recolhimento em casa e as restantes por manterem estabelecimentos comerciais abertos sem poderem.

A GNR deteve 16 pessoas, nove fora da cerca sanitária do concelho de Ovar e sete dentro daquele perímetro, disse o diretor de operações da GNR, Vítor Rodrigues, que explica que houve cinco detenções por violação do dever de confinamento, duas por violação do dever de recolhimento e outras duas por terem estabelecimentos abertos.

Para a operação conjunta “Páscoa em Casa”, da meia-noite de 9 de abril até à meia-noite de 13 de abril, os cerca de 35 mil militares da GNR e agentes da PSP que têm estado a vigiar o cumprimento das normas do estado de emergência vão concentrar-se nas principais vias rodoviárias de acesso ao norte e ao sul do país, bem como terminais de transportes e entradas das principais cidades, acompanhando idosos e vítimas de violência doméstica.

A operação estará em vigor no continente e nas regiões autónomas e visa fazer cumprir as disposições do estado de emergência: o dever de confinamento para pessoas doentes, de recolhimento em casa para a população em geral, impedimento de viagens para fora dos concelhos de residência, salvo situações de exceção, e das deslocações em geral, exceto nas situações previstas no decreto, como ir trabalhar.

Luís Elias defendeu que é preciso que “todos cumpram” e evitem sair de casa, admitindo que vai ser “uma Páscoa diferente” para os portugueses.

Controlo no país inteiro

A PSP será responsável pelos Açores e Madeira, pelas capitais de distrito do Continente, as principais cidades e suas entradas e saídas, espaços públicos como jardins, praças, orlas costeiras e zonas fluviais para evitar aglomerações de pessoas.

“Era importante que não destruíssemos hoje o que fomos capazes de construir ontem”, acrescentou Vítor Rodrigues, da GNR, que se vai concentrar “nas redes rodoviárias mais importantes de acesso ao norte e ao sul” e a regiões como a Serra da Estrela e o Algarve. A GNR vai também manter contacto com idosos isolados, nomeadamente pelo telefone.

Vítor Rodrigues referiu que numa altura em que se multiplicam homenagens aos profissionais de saúde na linha da frente do tratamento das pessoas doentes, “a melhor homenagem é ser disciplinado e ficar em casa”.

Portugal, onde os primeiros casos de Covid-19 confirmados foram registados no dia 2 de março, encontra-se em estado de emergência desde 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

Em Portugal, segundo o balanço feito pela Direção-Geral da Saúde esta quarta-feira, registaram-se 380 mortes, mais 35 do que na véspera e 13.141 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 699 em relação a terça-feira.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 82 mil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 08 abr, 2020 20:24
    Num Estado de Emergência ou Alerta as REGRAS são para TODOS. Quem está a sair de UM para OUTRO LOCAL está a ser TESTADO? Há Concelhos sem CASOS. Boa Páscoa para todos, mas onde estavam ONTEM.

Destaques V+