Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus chega a Tondela. Lares são a principal preocupação da autarquia

08 abr, 2020 - 15:30 • Luís Aresta

Chegou tarde, mas ainda a tempo de quebrar a aparente tranquilidade com que os habitantes de Tondela observavam o novo coronavírus a ganhar terreno nos concelhos vizinhos, nomeadamente em Viseu. Munícipio tondelense tem cinco casos confirmados de Covid-19.

A+ / A-

"Entrámos num fase posterior neste processo, mas os casos acumulados já são cinco e alguns em redes de contágio que estão a ser devidamente avaliados", disse à Renascença, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus.

O autarca esclarece que "nalguns casos são pessoas que já vinham tendo sintomas há algum tempo, que pensavam que esses sintomas fossem de outras patologias e agora, que se confirmou eram casos positivos de Covid-19, provavelmente já estão a ser portadores há cinco ou seis dias. Há, portanto, cadeias que estamos a tentar conter e controlar".

O aumento do número de casos poderá "justificar a a criação de um centro de triagem e colheita", diz o presidente da câmara de Tondela.

O lares, sobretudo os lares, pois claro

José António Jesus centra as atenções na salvaguarda dos idosos.

"O município tem uma linha de financiamento que permite que os casos suspeitos nos lares sejam testados, ainda que não tenham enquadramento na linha SNS24, mas estejam a preocupar o responsável clínico da instituição em causa", sublinha o autarca. Os visados são, sobretudo, os trabalhadores e, inclusive, "havendo um caso positivo nas imediações de determinada instituição, os profissionais são testados, porque são eles, que andam dentro e fora, os agentes transmissores".

A câmara de Tondela está entretanto a antecipar a capacidade de resposta para situações pontuais de realojamento de lares, o que engloba alguns espaços em escolas e hotéis.

Questionado pela Renascença sobre o que seria um bom resultado neste desafio, José António Jesus é pragmático: "Se ficássemos como estamos já era um excelente resultado".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+