Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Europa ainda não atingiu pico de Covid-19, alerta Centro de Controlo de Doenças

08 abr, 2020 - 19:02 • Redação

A organização adverte que os números oficiais podem estar distorcidos, uma vez que não estão a ser realizados testes em massa à população.

A+ / A-

Veja também:


O pior ainda não chegou. O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa) mostra-se cauteloso e afirma que, para já, “não existe ainda qualquer indicação” de que pico da pandemia de Covid-19 já tenha sido atingido na Europa.

Num relatório divulgado esta quarta-feira, o ECDC afirma que, apesar de alguns países da União Europeia e do espaço económico europeu terem registado ligeiras descidas no número diário de mortos e infetados, o novo coronavírus ainda está aí para fazer mais estragos.

A organização adverte que os números oficiais podem estar distorcidos, uma vez que não estão a ser realizados testes em massa à população.

“Muitos países da UE e do espaço económico europeu apenas estão a testar casos graves ou pessoas hospitalizadas, por isso, essas tendências devem ser interpretadas com cautela”, sublinha o relatório.

“Apesar das evidências iniciais da Itália e da Áustria, de que o número de casos e mortes estão a descer, não existe ainda indicação de que na Europa o pico da epidemia já foi atingido”, refere o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças.

Centro Europeu recomenda uso de máscaras generalizado

O ECDC também recomenda o uso generalizado de máscaras, como medida para reduzir a transmissão da Covid-19.

Numa altura em que, em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) continua a insistir em seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) que não aconselha a pessoas sem sintomas de infeção do novo coronavírus, a usarem máscaras; a União Europeia dá um sinal contrário.

No documento hoje tornado público (lei aqui em PDF), os especialistas referem que o uso de máscaras cirúrgicas por pessoas com leve sintomas ou sem sintomas pode ser uma medida complementar para travar o avance do novo coronavírus. A medida já é seguida em países europeus como a República Checa, a Lituânia, a Áustria, Eslováquia e Bulgária.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • sonia
    08 abr, 2020 AFIFE 21:40
    adoro ver as noticias e aconpanhar a RENASCENCA obrigado
  • Maria Oliveira
    08 abr, 2020 19:42
    Parece-me muito negativa a constante alusão, por parte das "autoridades de saúde, às datas do "pico". Receio que a população em geral fique convencida que, ultrapassado o "pico" já se pode retomar a vida normal. Como é evidente - e muito mais no caso de Portugal - não é possível apontar "picos" porque a população não é massivamente testada. Aliás, os testes são muito poucos e não chegam sequer para os hospitais e lares de terceira idade. É preciso fazer pedagogia no sentido da máxima contenção e deixarmo-nos de adivinhações. A Directora-Geral de Saúde está a prestar um péssimo serviço. Lembram-se quando achava um disparate fecharem as escolas?

Destaques V+